Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Debate sobre reforma trabalhista, com Marcio Pochmann, abrirá ciclo UFPR Pensando o Brasil

Superintendência de Comunicação Social     1 de junho de 2017 - 17h15

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lança no dia 6 de junho o “UFPR Pensando o Brasil” – um ciclo de debates para ampliar e qualificar a discussão sobre temas importantes da atual agenda brasileira. O primeiro evento da série trará a Curitiba o economista Marcio Pochmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para debater a reforma trabalhista com mais dois convidados: os professores Liana Carleial, da UFPR, e Martônio Barreto Lima, da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento é aberto a qualquer interessado e a participação é gratuita.

O UFPR Pensando o Brasil consistirá numa série de encontros sobre temas como reforma da Previdência, reforma política, ciência no Brasil e opinião pública e credibilidade da informação. A universidade convidará nomes que são referência nacional em cada assunto. A agenda está sendo definida.

“Promover o debate também é papel da universidade pública. A Federal do Paraná sente-se compromissada em dar sua contribuição nesse aspecto, especialmente no  momento delicado que vivemos no Brasil. É necessário aprofundar a discussão de temas que são essenciais e não podem ser conduzidos com base em paixões, mas na reflexão madura e consciente”, afirma o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Participantes

Convidado para o lançamento do ciclo, Marcio Pochman é doutor em Ciência Econômica pela Unicamp, onde atualmente é livre docente, e autor de vasta produção acadêmica, especialmente na área de Economia Social e do Trabalho, em temas como emprego, educação, região nordeste, programa bolsa-família e políticas de mercado de trabalho. Foi secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo entre 2001 e 2004), presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2007 a 2012) e consultor de instituições nacionais e internacionais.

Professor titular da Unifor,  Martônio Barreto Lima é doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, pela qual também tem pós-doutorado. Foi procurador geral do Município de Fortaleza e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará.

Liana Carleial é doutora em Economia pela Universidade de São Paulo e professora titular da UFPr, além de professora convidada do quadro permanente do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UFPR. Foi presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) entre 2003 e 2004 e presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) de Curitiba de 2013 a 2016. Tem experiência na área de Economia do Trabalho e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política, desenvolvimento regional, mercado de trabalho, redes de firmas e economia solidária.

 

UFPR Pensando o Brasil

Debate sobre reforma trabalhista, com Marcio Pochmann, Martônio Barreto Lima e Liana Carleial

Data: 6 de junho

Início: 19 horas

Local: Teatro da Reitoria da UFPR

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR