Extensão e Cultura

DeArtes promove apresentação de mariachis aberta à comunidade e gratuita

Jéssica Maes     30 de setembro de 2015 - 13h38

Imagem: Divulgação Mariachi 2000

Neste dia 1º de outubro, quinta-feira, às 17h, o Departamento de Artes (DeArtes) da UFPR abre as portas à comunidade externa para uma apresentação gratuita do grupo Mariachi 2000 no show “Nossa Música no Brasil”. O grupo mexicano está fazendo uma série de concertos pelo Brasil e, em Curitiba, à convite do DeArtes, também está promovendo oficinas musicais – violino, violão, vihuela, baixo/contrabaixo, trompete, guitarrón e produção sonora – para os interessados. A UFPRTV transmite o show ao vivo.

Os cursos e shows na capital paranaense são promovidos pelo projeto de extensão Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes, coordenado pelo professor Edwin Pitre Vásquez – que atualmente está fazendo seu pós-doutorado em Etnomusicologia Dialógica na Universidade Nacional Autônoma do México -, em parceria com a Reitoria da Universidade e a Prefeitura de Curitiba. A professora Rosane Cardoso de Araújo e o professor Paulo Reis, coordenador do DeArtes, estão à frente da organização das apresentações.

“Este é um evento que une apresentações musicais e informações para interessados em música, proporcionando, além do entretenimento para toda a comunidade interna e externa da UFPR, uma oportunidade de formação para os alunos”, explica Reis. O professor ainda ressalta que é importante divulgar este tipo de música no Brasil para ajudar na difusão da cultura mexicana. “É música de qualidade”.

No dia 2 de outubro, a partir das 20h, o grupo Mariachi 2000 toca no Memorial de Curitiba ao lado dos alunos das oficinas e, no dia 3, o show acontece no Teatro do Paiol, no mesmo horário. A entrada é franca em ambos os casos.

Serviço:
Show Mariachi 2000 – Nossa Música no Brasil
Data: 1º de outubro
Local: Pátio do DeArtes (R. Cel. Dulcídio, 638 – Batel)
Mais informações: 3307-7303
Entrada franca.