Ensino e Educação

Curso técnico de agente comunitário de saúde está com inscrições abertas

Superintendência de Comunicação Social     11 de outubro de 2017 - 17h37

Se você conhece alguém que está em busca de uma profissão de nível técnico e deseja retomar os estudos sem precisar passar por uma prova, fique atento a esta oportunidade: estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o processo seletivo para o curso de técnico de Agente Comunitário de Saúde, ofertado pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. O curso tem 30 vagas e a seleção será feita por meio da análise do currículo escolar. As inscrições são gratuitas.

Os agentes comunitários de saúde cumprem um papel importante na política pública de atenção básica à saúde. São pessoas que percorrem as comunidades, levando informações e orientações relacionadas à prevenção, e encaminhando as pessoas que necessitam para os serviços de saúde. São considerados fundamentais para melhorar as condições de saúde da população.

O curso técnico de Agente Comunitário de Saúde da SEPT/UFPR foi reformulado para 2017, quando se tornou gratuito e sem provas. Segundo a coordenadora do curso, professora Lucí Regina Archegas, a mudança foi feita para ampliar o interesse pelo curso, que tem entre seus objetivos também a inclusão social. “Uma parte dos nossos estudantes são pessoas que estão retomando os estudos e têm interesse na função”, conta.

Também há agentes comunitários em exercício que procuram o curso para capacitação. “O retorno do curso é muito positivo. É um diferencial gigante na comparação com cursinhos rápidos de poucos meses”, diz Lucí.

O curso técnico de Agente Comunitário de Saúde tem três módulos obrigatórios com disciplinas que abrangem temas de políticas de saúde, ética, anatomia, primeiros socorros, saúde do idoso, bucal, mental, do adolescente e da mulher, entre outros.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até as 23 horas do dia 31 de outubro, pela internet, no site do Núcleo de Concursos  da UFPR.

Depois de se inscrever pela internet, o candidato deve entregar a documentação: cópia e original do documento de identidade (RG); cópia do CPF; e cópia do histórico escolar do ensino médio, juntamente com o documento original.

A classificação será feita com base na média simples obtida pelo candidato em quatro disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Geografia) no 1º e no 2º ano do ensino médio. Dessa forma, pessoas que concluirão o ensino médio em 2017 também poderão participar.