Extensão e Cultura

Crianças expõem pinturas feitas durante projeto de extensão do Setor Litoral

Superintendência de Comunicação Social     4 de dezembro de 2017 - 14h14

As obras ficam expostas até dia 18 no hall do prédio administrativo do Setor Litoral. Fotos: Luiz Eduardo Geara

Pelo terceiro ano consecutivo, crianças que moram em Matinhos puderam participar do projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais. Para encerrar as atividades do semestre, elas produziram pinturas inspiradas em quadros famosos, que estão expostas no hall do prédio administrativo do Setor Litoral até o dia 18 de dezembro. A exposição foi intitulada “Porque eu gosto de pintar!”.

Como explica a coordenadora do projeto, Carla Beatriz Ruchmann, que é professora do curso de Licenciatura em Artes, a iniciativa tem o intuito de estimular o desenvolvimento artístico e cultural, por meio de ações educativas não-formais e expositivas em artes visuais. Segundo ela, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e percepções em relação às cores, formas, espaço, linha, tudo relacionado à linguagem visual e ao mundo que as cercam.

Com encontros semanais de duas horas, as oficinas de artes propõem práticas artísticas e o desenvolvimento da criatividade a partir da contextualização histórica e estética, utilizando o livro como fonte de apreciação das obras. No último semestre as atividades envolveram 15 crianças, em duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde. A coordenadora conta que foram trabalhados conhecimentos relativos a diversos períodos e artistas, assim como o modo de expressão deles. “As crianças puderam praticar habilidades referentes à expressão, à comunicação através de imagens e da análise da obra dos outros e da própria obra”, continua a professora.

Ao longo do semestre, as crianças participaram de oficinas semanais de duas horas

As oficinas também permitiram que estudantes do curso de Licenciatura em Artes tivessem oportunidades de experimentar a prática docente em ações de educação não-formal. Segundo a bolsista Francely Helene Machado Lima, o atelier de artes visuais para crianças é um espaço que permite ter um primeiro contato com a educação de forma prática. “É uma experiência extremamente enriquecedora, teve grande importância na minha formação como arte-educadora. Espaços assim precisam crescer e abranger mais pessoas”, afirma a estudante.

Para Mariana Nazário, a mãe da aluna Cecília, de sete anos, o projeto é uma oportunidade de desenvolver a expressão e o interesse as crianças pelas artes.

Outras atividades desenvolvidas pelo projeto Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais em 2017:
– Duas exposições nos encerramentos de semestre (Julho e dezembro de 2017).
– Participação no Festival de Inverno da UFPR em Matinhos, com três propostas: Pixo/Arte, Oficina de Pintura Infantil e Mobgrafia (oficina de fotografias pelo celular).
– Curso de extensão Arte pública: pinturas e murais.
– Realização de projeto artístico, obra pública, em um dos acessos à UFPR Setor Litoral.
– Realização do filme Pixo/Arte (https://www.youtube.com/watch?v=6phBT-RGPQY)
– Realização de oficina e exposição de Mobgrafia – a fotografia com celular.
– Realização do filme Porque eu gosto de Pintar! (https://youtu.be/h8OM7tg58v8).