+ UFPR

Coplad aprova por unanimidade orçamento para 2017

Superintendência de Comunicação Social     21 de junho de 2017 - 18h04

O Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR aprovou nesta quarta-feira (21), por unanimidade, o orçamento da Universidade para este ano. Com exceção dos recursos para pagamento de pessoal, a instituição sofreu cortes expressivos nos valores previstos pelo governo federal, tanto para custeio quanto para investimentos. Diante da redução, o orçamento prevê uma série de ajustes com o intuito de garantir recursos para as áreas-fim – ensino, pesquisa e extensão –, preservando, por exemplo, aulas de campo, manutenção de laboratórios e assistência estudantil.

O orçamento total da UFPR proveniente do Tesouro Nacional para 2017 é de R$ 1.363.533.235,00 – valor 11,9% superior ao do ano passado. O aumento, no entanto, está concentrado nas despesas com pessoal: cobre a reposição salarial de professores e servidores técnico-administrativos e as contratações, feitas especialmente para os campi do interior do Estado.  O orçamento total (incluindo recursos diretamente arrecadados) é de R$ 1.424.514.409,00.

O orçamento para custeio e investimento sofreu cortes expressivos. Em capital, a redução foi de 27,2%, o que limita significativamente a capacidade de investimento da UFPR. Após a redução, o valor para investimentos em 2017 é de R$ 22.186.876,00.

Para custeio o orçamento prevê R$ 173.164.995,00 – R$ 11,3 milhões a menos do que no ano passado, o que representa um corte de 6,1%.

Sobre esse orçamento reduzido, previsto na Lei Orçamentária da União, ainda pesa o contingenciamento feito no início de maio pelo governo federal, que implicou num corte linear de 10% nos recursos destinados para todas as unidades setoriais e da administração central da UFPR.

O total de receitas próprias para este ano foi estimado em R$ 60,98 milhões – R$ 3 milhões a mais que 2016. Esta previsão, no entanto, sofreu com o contingenciamento, sendo reduzida em R$ 8 milhões, o que limita a utilização dos recursos mesmo com a confirmação da arrecadação.

Ajustes

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse que a situação exige medidas para ajustar as despesas ao orçamento reduzido. “São cortes severos, que atingem todas as universidades federais e causam preocupação. Mas estamos trabalhando para evitar que o enxugamento prejudique o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou.

Os ajustes realizados até agora atingem principalmente despesas gerais e contratos com terceirizados. Por outro lado, a UFPR aumentou, por exemplo, os recursos destinados para aulas de campo e para os laboratórios utilizados pelos cursos de graduação, assim como para apoio à publicação de livros e para a manutenção de equipamentos multiusuários, que são compartilhados por vários cursos.

A Reitoria também garantiu a manutenção dos valores destinados ao pagamento de bolsas e auxílios a alunos em situação de vulnerabilidade. O número de bolsas permanência aumentou de 2.810 para 3.138 e o valor repassado ao RU proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) passou de R$ 520 mil para R$ 1,2 milhões.

“O orçamento da UFPR para 2017 reflete a situação de crise. Mas ao mesmo tempo expressa o nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, e também com a assistência estudantil, que ganha papel ainda mais estratégico com a mudança nos critérios de ingresso na universidade, por meio da expansão das cotas”, disse o reitor Ricardo Marcelo.” Temos cada vez mais alunos carentes e estamos compromissados em garantir a eles todo o apoio da administração central, para que só deixem a universidade com o diploma em mãos.”