+ UFPR

Coordenadores dos núcleos do PROF-FILO encontram-se para reunião de colegiado

Jéssica Tokarski     14 de fevereiro de 2017 - 12h24

O Programa tem como área de concentração o “Ensino de Filosofia”. Suas linhas de pesquisa são: Filosofia e Ensino e Prática de Ensino de Filosofia. Foto: Marcos Solivan / Sucom UFPR

Representantes de 16 instituições de ensino de todo o Brasil estão reunidos nesta terça-feira (14) na UFPR, sede do programa de pós-graduação PROF-FILO, que oferta cursos de mestrado para professores de Filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional em rede. O grupo discute questões importantes sobre o projeto, como a organização das atividades oferecidas em rede.

Com abrangência nacional, o PROF-FILO possui vários núcleos distribuídos por todo o país e conta com a participação de 16 universidades.

A coordenação central do projeto ocorre na UFPR, que é a sede, porém as atividades ofertadas podem acontecer de forma local ou em rede. A intenção é unificar as atividades em rede de modo a oferecê-las em todos os núcleos integrantes simultaneamente.

De acordo com o coordenador do PROF-FILO, Antonio Edmilson Paschoal, que é  professor do Departamento de Filosofia da UFPR, o programa tem um papel muito importante na formação dos docentes que lecionam a disciplina de Filosofia no ensino médio. “É essencial que os professores se reciclem, não deixando de estudar e se atualizar. É imprescindível que esses profissionais se reinventem e não fiquem estagnados, apenas repetindo o mesmo conteúdo.  Acredito que o PROF-FILO cumpre muito bem esse papel, no sentido de ser uma opção para que os docentes se recriem”, revela.

Mais informações sobre o PROF-FILO podem ser encontradas no site oficial .