+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Comunidade acadêmica de Toledo assina manifesto público em defesa da UFPR e da autonomia universitária

Jéssica Tokarski     11 de agosto de 2017 - 10h58

Servidores docentes, técnico-administrativos e alunos da Universidade Federal do Paraná do Campus Toledo assinaram um manifesto público que repudia a proposta de Emenda Aditiva à Medida Provisória 785, de 6 de julho de 2017, elaborada pelo deputado federal Sérgio Souza, que propõe a criação da UFOPR (Universidade Federal do Oeste do Paraná) a partir da desagregação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da incorporação de dois campi da UFPR (em Palotina e em Toledo). O documento também apoia a UFPR e a autonomia universitária.

O manifesto tem 136 assinaturas. A Reitoria da UFPR, que em nenhum momento foi consultada a respeito da proposta do deputado, considera que a iniciativa fere a autonomia da universidade de decidir seus próprios rumos e não implicaria em ampliação efetiva do ensino superior no Paraná.

Na última semana, o Conselho Universitário da UFPR decidiu por unanimidade transformar em moção a nota da Reitoria que se posiciona contra Emenda Aditiva à Medida Provisória 785 (que originalmente trata do Fundo de Financiamento Estudantil) e a favor da autonomia universitária.