+ UFPR

Inaugurados estúdios da Rádio Universitária FM; emissora entra no ar nesta sexta

Jéssica Maes     29 de junho de 2015 - 15h15

A transmissão experimental começou nesta segunda-feira (29). Imagem: Marcos Solivan

Equipamentos e estúdios foram conferidos nesta segunda-feira (29). Imagem: Marcos Solivan

Na manhã desta segunda-feira, dia 29, os estúdios onde serão produzidos os conteúdos para a Rádio Universitária FM foram inaugurados na sede da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (Funpar). Transmitida pela frequência 94,5 FM, a partir desta sexta-feira (03),  a rádio primeiramente funcionará em caráter experimental, focando na veiculação de notícias e música popular brasileira para exercer sua função cultural e informativa. “É um sonho realizado para o qual estamos dando o primeiro passo de um longo caminho a ser percorrido”, declarou o superintendente da Fundação, Paulo Mello Garcias.

Na solenidade, estiveram presentes o reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Andrade Mulinari, o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho, a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Amelia Sabbag Zainko, o assessor de Relações Institucionais da Funpar e gerente da Rádio Universitária, Jackson Gomes Júnior, o jornalista José Wille, o superintendente da Funpar entre 1998 e 2002, Mário Portugal Pederneiras, o chefe da Assessoria de Comunicação Social da UFPR, Carlos Rocha, e outros representantes da fundação e da Universidade.

Autoridades prestigiaram o evento. Imagem: Marcos Solivan

Garcias destacou, ainda, que a rádio entrará como uma ferramenta de disseminação do conhecimento produzido na UFPR para a comunidade acadêmica, o setor público, as empresas e o público em geral. “A Rádio Universitária FM não é só um instrumento de ensino para o curso de Comunicação Social ou para o Setor de Artes, Comunicação e Design, mas um veículo informativo para toda a população”, apontou Mulinari, que lembrou que o dinamismo e a velocidade deste meio de comunicação são imbatíveis.

Todo o maquinário, os estúdios, os transmissores e a antena necessários para o funcionamento da rádio estão instaladas no prédio da Funpar, no centro de Curitiba, que também abriga outras emissoras de radiodifusão, como TV e rádio Evangelizar.

De acordo com o reitor, a ideia é que sejam veiculados conteúdos não apenas relacionados diretamente à Universidade, indo de cidadania a meio ambiente. “Queremos discutir temas importantes e presentes na sociedade”, explica. “Será um trabalho muito importante, uma janela de visibilidade para a UFPR e também um espaço de diálogo com a sociedade”.