Ensino e Educação

Com mais de 85 mil inscritos na UFPR, resultado do Sisu já pode ser consultado

Superintendência de Comunicação Social     26 de janeiro de 2015 - 11h39

O Sisu vem preencher as vagas que não entraram no processo seletivo da Universidade. Imagem: Leonardo Bettinelli

Superando com folga a marca anterior de 67 mil inscritos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) bateu recordes na procura de vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e atingiu 85.873 inscrições. Neste ano, a instituição deixou de adotar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da nota do processo seletivo para ampliar a oferta de vagas pelo Sisu. Ao todo, os candidatos puderam optar por 103 cursos, com 1977 vagas e distribuídos em cinco cidades.

O curso mais procurado foi Direito (noturno), com 4.982 candidatos disputando 30 lugares na instituição. Em seguida, vieram Administração, com 4.568 inscrições, Medicina, com 4.555, Psicologia, com 3.414, e Direito (matutino), com 3.194.

“Ainda estamos nos adaptando ao Sisu e a tendência é que nos próximos anos permaneça a proporção de 70% sendo ofertadas pelo nosso processo seletivo e os outros 30% pelo Sistema”, afirma coordenador Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Mauro Belli. Segundo ele, esta é uma forma de otimizar a ocupação das vagas disponíveis na universidade.

Os nomes dos aprovados já foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e podem ser consultados no site do MEC. Segundo rege o edital Nº 01/2015 do NC-UFPR, as matrículas dos aprovados pelo Sistema deverão ser realizadas nos dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, em horário e local determinados conforme o curso.

No Brasil todo, mais de 2,7 milhões de pessoas se inscreveram, o maior número desde o início deste processo seletivo, em 2011. Também nesta edição as instituições de ensino disponibilizaram o maior número de vagas da história, que começou com 83.125 e agora, quatro anos depois, atingiu 205.514.

Inovação e inclusão

Outra novidade do processo seletivo 2014/2015 da UFPR foi vestibular para a primeira turma de Licenciatura em Libras, que terá seu resultado divulgado também no dia 26. Foram 106 inscritos disputando 30 vagas. A prova inédita foi aplicada totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e era voltada preferencialmente a candidatos surdos.

“A prova foi muito bem recebida e contamos com uma equipe especializada para realizar a tradução. Adotamos um processo inovador na questão da elaboração de provas”, diz Belli. Nesta edição, a prova para este curso foi realizada em um dia diferente dos outros, mas, de acordo com o coordenador, a previsão é que, nos próximos anos, todas aconteçam no mesmo período.

Por Jéssica Maes