Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Clínica Escola de Terapia Ocupacional já atendeu 2563 pacientes

Superintendência de Comunicação Social     24 de abril de 2017 - 10h44

Foto: Samira Chami Neves

Um total de 2563 pacientes já passou pela Clínica Escola de Terapia Ocupacional (Ceto) da Universidade Federal do Paraná, que funciona desde 2013. Vinculada ao curso de Terapia Ocupacional, a clínica oferece atendimento gratuito à população, conforme a disponibilidade de vagas, nas áreas de neurologia, neuropediatria, reumatologia e gerontologia.

Criada com o objetivo de oferecer um campo de estágio aos alunos do curso, a clínica dispõe de infraestrutura composta de equipamentos de ponta e possui um corpo técnico de profissionais e docentes qualificados e capacitados nas diversas áreas de atuação da Terapia Ocupacional. 

Foto: Samira Chami Neves

Em laboratórios com atividades específicas, a Ceto atende  crianças, adultos e idosos. Entre as atividades desenvolvidas estão a avaliação da independência para a realização das atividades diárias, intervenções específicas para o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças, orientações e treinos de proteção articular durante tarefas do dia-a-dia, confecção de órteses e adaptações para pessoas que apresentam deformidades nas mãos – consequência de artrite reumatoide e artrose, por exemplo. Além disso, são realizadas intervenções cognitivas para idosos e orientações para prevenção de quedas no domicílio.  

Foto: Samira Chami Neves

Maria Carmen da Silva, 60 anos, moradora do bairro Cajuru,  chegou à Ceto por indicação do Hospital de Clínicas. Ela sofre de artrite reumatóide há muitos anos e diz que o bom atendimento na clínica é fundamental para a recuperação: “Só o sorriso dos estagiários, a alegria e a gentileza com que eles nos atendem, já ajudam no tratamento”. 

Foto: Samira Chami Neves

José Pereira, 70 anos, morador do Cristo Rei, também sofre com artrite reumatóide desde os 8 anos de idade,  e faz tratamento  na Ceto desde 2015.  Ele garante que o tratamento  é muito bom, e se diz satisfeito.

Karina Stella Aoki Ferreira Foto:Samira Chami Neves

Supervisionada pelas  terapeutas ocupacionais Karina Stella Aoki Ferreira, Kelly Regina Dias da Silva Scipioni e a Marina Siqueira Campos,  a clínica funciona das 7 às 22 horas, no campus Botânico da UFPR. Os pacientes precisam passar por triagem, após a qual são chamados conforme o perfil e a disponibilidade de vagas. Os atendimentos são pré agendados em horários específicos, e ocorrem durante o período letivo do curso, com duração de um semestre para o tratamento, sempre contando com a avaliação de cada caso.

O trabalho na Ceto nos dá a satisfação de saber que de alguma forma contribuímos para a reabilitação, funcionalidade e independência das pessoas em ocupações importantes do dia-a-dia, de acordo com as demandas apresentadas por cada um e independente da condição de saúde, já que focamos nosso olhar nas potencialidades de cada pessoa”, diz Karina Stella Aoki Ferreira, que dirige a clínica no período da noite. Formada  em Terapia Ocupacional pela UFPR em 2009, Karina hoje é mestranda em Educação Física na universidade.

Mais informações sobre a Ceto podem ser obtidas pelos telefones (41) 3361-3741 ou 3361-3742 ou pelo site: www.saude.ufpr.br/portal/terapiaocupacional/clinica-escola/

Acesse o álbum de fotos


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR