Extensão e Cultura

Círculo de Estudos Bandeirantes recebe mostra do Festival do Minuto

Jaqueline Carrara     14 de maio de 2015 - 19h17

festivaldominuto_01O Círculo de Estudos Bandeirantes – órgão cultural histórico e precursor na formação da UFPR e da PUCPR – recebe, pela primeira vez, mostra do Festival do Minuto.

Criado em 1991, pelo cineasta Marcelo Masagão, o Festival do Minuto inspira festivais no mesmo formato em mais de 50 países e se mantém como o maior de vídeos da América Latina. Atualmente é online, recebendo, durante todo o ano, milhares de inscrições em seu portal. O acervo inclui vídeos de realizadores hoje conhecidos, como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro fiel, 360), Beto Brant (O Invasor, Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios), Tata Amaral (Um céu de estrelas, Antônia, Hoje), Anna Muylaert (Durval Discos, É proibido fumar), entre outros.

CEBConsiderado o festival da ideia, recebe indistintamente produções de amadores e profissionais, promovendo novos talentos. Uma vez por ano, a iniciativa ainda seleciona os melhores vídeos para exibição em todo o Brasil. Em 2014, foram exibidos em 323 instituições culturais de 150 cidades brasileiras, atingindo 65.000 espectadores. Ano a ano esses números aumentam e o Festival cumpre o objetivo de levar o formato de curtíssima duração a todos os cantos do país.

Nesta edição, o Círculo de Estudos Bandeirantes, organismo agregador de talentos e pensadores desde 1929, reafirma-se como agente cultural e abre suas portas ao novo. A mostra será exibida nos dias 19 e 21 de maio (terça e quinta), às 14h30, na sede do Círculo: Rua XV de Novembro, 1050 – Centro. A entrada é gratuita.

Mais informações: www.festivaldominuto.com.br