Ensino e Educação

Ciclo de Atualização em Cardiologia Veterinária teve a participação de professor da University of California

Superintendência de Comunicação Social     10 de novembro de 2017 - 10h04

O programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná realizou, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, o Ciclo Internacional de Atualização em Cardiologia Veterinária. O evento aconteceu no último dia 5 de novembro e teve a participação do professor Joshua Stern, docente adjunto da Universidade da Califórnia em Davis, Estados Unidos.

A reunião foi aberta à comunidade externa e também teve a presença de mestrandos, doutorandos, alunos de graduação e médicos veterinários residentes. Na ocasião, o professor Stern debateu sobre o manejo de arritmias cardíacas e estimulação cardíaca artificial, tratamento da insuficiência cardíaca congestiva em animais de companhia, além de mostrar resultados de pesquisas que vem desenvolvendo junto a sua equipe na Califórnia.

Foto: Arquivo Pessoal

Marlos Gonçalves Sousa, professor do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR e responsável pela coordenação do evento, mencionou a importância de receber Stern na UFPR, já que se trata de pesquisador que é, atualmente, referência mundial na cardiologia veterinária e na medicina translacional, tendo participado de estudos que caracterizaram os aspectos genéticos de diversas cardiopatias em cães e gatos.

“O evento foi uma oportunidade única para estreitar os laços entre a UFPR e a Universidade da Califórnia, fomentando o desenvolvimento de pesquisas futuras, assim como a visita de estudantes”, afirma Sousa.

Também participaram do Ciclo de Atualização a professora Ana Paula Sarraff Lopes, responsável pelo Setor de Cardiologia Veterinária da PUC-PR; Amália Turner Giannico, responsável pelo AnimalCor em Curitiba e Vinícius Miranda Villas Boas, representando a diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.