Ciência e Tecnologia

Centro de Estudos do Mar da UFPR comemora 35 anos

Superintendência de Comunicação Social     17 de março de 2017 - 17h54

O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná está completando 35 anos. Fundada no balneário de Pontal do Sul em março de 1982, como Centro de Biologia Marinha, a unidade vem ampliando sua atuação e inserção na comunidade regional. Atualmente, 220 alunos ingressam por ano nos cinco cursos de graduação ofertados e mais de 70% dos estudantes matriculados nos cursos de engenharias e licenciatura são do Litoral paranaense.

Vinculado inicialmente ao Setor de Ciências Biológicas da UFPR, o centro nasceu com a vocação para a pesquisa. Nos dois primeiros anos, funcionou em vagões de trem. Em 1992, após  uma ampliação das áreas de atuação,recebeu o nome atual.Mais tarde, em 1999, passou para o Setor de Ciências da Terra, ao qual é vinculado até hoje, e ganhou seu primeiro curso de graduação – o de Ciências do Mar, que quatro anos mais tarde passou a se chamar Oceonografia.

Abriga hoje, além das atividades de pesquisa, cinco cursos de graduação:  o Bacharelado em Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária,  e Licenciatura em Ciências Exatas, além da Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos.

A estrutura do Centro de Estudos do Mar inclui salas de aula, biblioteca, laboratórios e anfiteatro, divididos em três blocos, além do Restaurante Universitário. O CEM conta também com um galpão, onde ficam suas embarcações, de médio e pequeno porte.

Em 2014, ganhou uma  segunda unidade no balneário de Mirassol,  próximo a Praia de Leste, com laboratórios e salas de aula usadas pelos cursos de Aquicultura e Ciências Exatas.

Formação

Ao longo de sua história o Centro de Estudos do Mar já graduou quase 400 profissionais em seus cursos. O ingresso regular na graduação é de 220 alunos por ano.

Ao completar todas as turmas dos novos cursos, em 2019, o número estimado de alunos de graduação no Centro de Estudos do Mar será de aproximadamente 1200.

Já na pós-graduação foram titulados 124 mestres, 8 doutores e 3 pós-doutores. O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos recebe em média, a cada ano,  10 alunos de mestrado e 5 de doutorado. No ano de 2016 foram 18 mestrandos, 28 doutorandos e 1 pós-doutorando.

Hoje o corpo docente é composto por 53 professores, dos quais 49 são doutores e quatro mestres em fase de doutoramento. Há a previsão de contratação de mais 12 docentes ainda neste ano de 2017, em função da criação dos novos cursos.

O professor Paulo Lana, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos, construiu toda a sua vida profissional do Centro de Estudos do Mar. “Tem sido uma aventura intelectual e braçal”, diz ele, que ingressou em 1981 no então Centro de Biologia Marinha. Lana diz que, embora precise de melhorias em sua estrutura, o Centro de Estudos do Mar “é um lugar de muita vitalidade em pesquisa e ensino”.

”Acredito que ao longo dos seus 35 anos de existência o Centro de Estudos do Mar tem cumprido com destaque sua principal missão que é ajudar a modelar cidadãos – alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores – que possam contribuir efetivamente para o progresso da sociedade brasileira”, diz o professor Maurício Noernberg, oceanógrafo que dirige o Centro de Estudos do Mar desde maio de 2014. Mestre em sensoriamento remoto, doutor em geologia ambiental e pós-doutor na universidade  Plymouth-UK,  foi  coordenador do curso de graduação em oceanografia e do Programa de pós-graduação em sistemas costeiros e oceânicos, e está  na UFPR desde 2002.