Ciência e Tecnologia

CAPA promove mesa redonda para desmistificar publicações acadêmicas

Superintendência de Comunicação Social     21 de novembro de 2017 - 12h49

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) promoverá, dia 29 de novembro, uma mesa redonda com editores de vários periódicos nacionais e internacionais  para debater e  desmistificar o processo de publicações acadêmicas. O intuito do evento é ajudar a tornar mais transparente as etapas e procedimentos de submissão e análise de artigos, compartilhando experiências.

O ato de submeter um artigo para uma revista pode gerar muita ansiedade, especialmente para quem nunca teve a experiência de publicar. Esse sentimento é  acentuado pela falta de familiaridade com o processo e isso reforça a importância da transparência e informação. De acordo com o professor Ron Martinez, diretor do CAPA, tanto professores orientadores como as revistas têm a responsabilidade de esclarecer o processo (por exemplo, o tempo de espera, a frequência e normalidade da rejeição) de forma a incentivar os novos autores.

Dentre os convidados, estão os professores David Alexandre Mitchell, editor associado da revista Biochemical Engineering e a professora Chirlei Glienke, da Journal of Plant Diseases and Protection. Quem irá moderar o evento é o professor Ron Martinez que já integrou o corpo editorial de duas revistas internacionais renomadas e tem mais de 20 livros e diversos capítulos e artigos publicados internacionalmente.

O evento ocorrerá  no Setor de Educação Profissional e Tecnológica – SEPT e também será transmitido ao vivo pela UFPR TV. Os  participantes à distância também poderão tirar suas dúvidas diretamente com os editores. Não há mais vagas para assistir no auditório

Mesa redonda “Editores desmistificam a publicação acadêmica”
Data: 29 de novembro
Horário: das 14h às 17h