+ UFPR

CCE comunica sobre recentes ataques cibernéticos em massa

Superintendência de Comunicação Social     16 de maio de 2017 - 12h24

O CCE, Centro de Computação Eletrônica da UFPR, comunica sobre os ataques cibernéticos em massa divulgados recentemente pela imprensa.

De que se trata?
Os ataques, conhecidos como “Ransomware”, bloqueiam o acesso aos computadores, sistemas e arquivos infectados, os quais são liberados somente mediante pagamento de resgate, geralmente na moeda virtual “bitcoin”.

Quais são os riscos para meu computador?
A recuperação dos arquivos infectados é quase impossível sem a chave de encriptação, devido ao tipo de criptografia forte utilizada, portanto quando afetado, o computador precisará ser encaminhado ao CCE ou à unidade local de TI para ser formatado.

Em nenhuma hipótese se recomenda o pagamento de valores aos atacantes.

Ao primeiro sinal de que seu computador foi infectado, desconecte o cabo de rede (normalmente o azul) para que o ataque não se propague a outros computadores através da rede.

Como prevenir?
1 – A solução imediata e definitiva é atualizar o sistema operacional Windows, através do aplicativo Windows Update. Caso seu computador esteja configurado para atualizar o Windows automaticamente, basta reiniciá-lo para garantir a atualização. Computadores que utilizam versões antigas do Windows como XP, Vista e Server 2003 encontram-se mais vulneráveis e precisam ser atualizados manualmente com urgência. Encontre a atualização mais adequada a uma destas versões neste link. Já computadores com Windows 98 devem ser utilizados sem conexão com a rede para que não sofram ataques;
2 – copie seus arquivos no computador para pendrives, DVDs, discos externos ou no serviço DocsUFPR. A política de Backup é a medida mais eficaz para evitar a perda de dados;
3 – nunca clique em links nem baixe arquivos de e-mail suspeitos ou não reconhecidos como de origem esperada;
4 – marque como Spam as mensagens de e-mail provenientes de fontes suspeitas.
5 – mantenha em seu computador um software antivirus legalizado e atualizado. O CCE recomenda o uso do Microsoft Security Essencials.

É importante informar que o CCE NÃO envia mensagens aos usuários do email @UFPR contendo links para atualização do email. O mesmo vale para outros serviços públicos, bancos, etc. Ao receber uma mensagem desta natureza, classifique-a imediatamente como Spam, assim seu serviço de email passará a bloquear este tipo de mensagem.

Maiores orientações podem ser prestadas através do ramal 3333.

Referências:

Alerta de ataques Ramsonware