Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Carlos Yamamoto toma posse como novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR

Helen Mendes     10 de fevereiro de 2017 - 16h04

O novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Yamamoto, também coordena o Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos, no Centro Politécnico. Foto: Marcos Solivan / Sucom UPFR

Tomou posse nesta sexta-feira (10) o novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Itsuo Yamamoto. Engenheiro químico, ele assume com a tarefa de buscar mecanismos e parcerias capazes de estimular a pesquisa e a inovação na universidade, trabalhando em conjunto com órgãos internos e externos para superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Yamamoto substitui a professora Elenice Mara Matos Novak, que esteve à frente da Agência desde junho de 2015. Desde o ano 2000 ele coordena o  Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUTets). O novo diretor afirma que são muitos os desafios a serem vencidos: “O mais imediato diz respeito ao financiamento da Universidade, com restrições orçamentárias e crise financeira do mercado. Acredito que a Agência pode contribuir de forma importante para melhorar este cenário”.

O diretor executivo disse que a equipe já está planejando ações para aumentar a capacidade de atuação da agência junto à comunidade de pesquisa interna e também com empresas de diversas áreas, governos e municípios. “Eu enxergo que o momento é extremamente propício para a Universidade estender a mão e conseguir melhorar todos os índices, e continuar crescendo no ranking da graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação”, destacou.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, essa mudança é muito importante e bastante estratégica para a Universidade, dentro de um projeto multifacetado de mudanças para os próximos quatro anos. “A primeira delas, uma mudança na articulação da própria Universidade. Nós esperamos que, nessa nova fase, a Agência de Inovação, com a Funpar, a Coordenação de Pesquisa da PRPPG, a PRPPG, a Proplan, sob a batuta da vice-reitoria, funcionem como uma orquestra afinada”, disse o reitor.

Durante a cerimônia de posse, a vice-reitora eleita da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, afirmou que é preciso trazer o empreendedorismo para os alunos desde a graduação. “Nós temos que incentivar os alunos a se inserirem na sociedade e fazer diferença no crescimento do país”, opinou a vice-reitora. Para Graciela, Yamamoto é a pessoa indicada para trazer recursos e incentivar a inovação e o empreendedorismo na Universidade.

A cerimônia de posse foi realizada no dia 10 de fevereiro, no Auditório da Funpar. Foto: Marcos Solivan / Sucom UFPR

A Agência

A Agência de Inovação UFPR foi criada em 2008, com a função de proteger o conhecimento científico-tecnológico produzido na Universidade e dar suporte para que ele seja aplicado na sociedade. Sua missão é a de valorizar as pesquisas básicas e aplicadas, articular parcerias entre a Universidade e o setor produtivo e difundir a cultura de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

A Agência reúne três coordenações: Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Incubação de Empresas e Transferência de Tecnologia.

Para saber mais, acesse o site da Agência de Inovação UFPR.

Mais fotos da cerimônia de posse estão disponíveis nesta página.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR