+ UFPR

Carlos Yamamoto toma posse como novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR

Helen Mendes     10 de fevereiro de 2017 - 16h04

O novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Yamamoto, também coordena o Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos, no Centro Politécnico. Foto: Marcos Solivan / Sucom UPFR

Tomou posse nesta sexta-feira (10) o novo diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Itsuo Yamamoto. Engenheiro químico, ele assume com a tarefa de buscar mecanismos e parcerias capazes de estimular a pesquisa e a inovação na universidade, trabalhando em conjunto com órgãos internos e externos para superar as dificuldades impostas pela crise econômica.

Yamamoto substitui a professora Elenice Mara Matos Novak, que esteve à frente da Agência desde junho de 2015. Desde o ano 2000 ele coordena o  Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUTets). O novo diretor afirma que são muitos os desafios a serem vencidos: “O mais imediato diz respeito ao financiamento da Universidade, com restrições orçamentárias e crise financeira do mercado. Acredito que a Agência pode contribuir de forma importante para melhorar este cenário”.

O diretor executivo disse que a equipe já está planejando ações para aumentar a capacidade de atuação da agência junto à comunidade de pesquisa interna e também com empresas de diversas áreas, governos e municípios. “Eu enxergo que o momento é extremamente propício para a Universidade estender a mão e conseguir melhorar todos os índices, e continuar crescendo no ranking da graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação”, destacou.

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, essa mudança é muito importante e bastante estratégica para a Universidade, dentro de um projeto multifacetado de mudanças para os próximos quatro anos. “A primeira delas, uma mudança na articulação da própria Universidade. Nós esperamos que, nessa nova fase, a Agência de Inovação, com a Funpar, a Coordenação de Pesquisa da PRPPG, a PRPPG, a Proplan, sob a batuta da vice-reitoria, funcionem como uma orquestra afinada”, disse o reitor.

Durante a cerimônia de posse, a vice-reitora eleita da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz, afirmou que é preciso trazer o empreendedorismo para os alunos desde a graduação. “Nós temos que incentivar os alunos a se inserirem na sociedade e fazer diferença no crescimento do país”, opinou a vice-reitora. Para Graciela, Yamamoto é a pessoa indicada para trazer recursos e incentivar a inovação e o empreendedorismo na Universidade.

A cerimônia de posse foi realizada no dia 10 de fevereiro, no Auditório da Funpar. Foto: Marcos Solivan / Sucom UFPR

A Agência

A Agência de Inovação UFPR foi criada em 2008, com a função de proteger o conhecimento científico-tecnológico produzido na Universidade e dar suporte para que ele seja aplicado na sociedade. Sua missão é a de valorizar as pesquisas básicas e aplicadas, articular parcerias entre a Universidade e o setor produtivo e difundir a cultura de sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

A Agência reúne três coordenações: Propriedade Intelectual, Empreendedorismo e Incubação de Empresas e Transferência de Tecnologia.

Para saber mais, acesse o site da Agência de Inovação UFPR.

Mais fotos da cerimônia de posse estão disponíveis nesta página.