Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Capes aponta aumento na qualidade da pós-graduação da UFPR e coloca Paraná no mapa dos cursos de padrão internacional

Superintendência de Comunicação Social     20 de setembro de 2017 - 9h02

A Universidade Federal do Paraná obteve avanço significativo na qualidade  de seus programas de pós-graduação, segundo a avaliação quadrienal divulgada nesta terça-feira (19) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 66 programas e cursos da UFPR avaliados, 44% melhoraram suas notas em relação a 2013 e 56% possuem nota 5 ou mais (as notas vão de 3 a 7). A universidade saltou de sete para dez programas classificados como de elevado padrão de excelência – incluindo dois que receberam a nota máxima (7), algo inédito na instituição e  no Paraná (veja abaixo resumo dos dados e aqui a avaliação completa).

A UFPR mantém 82 programas de pós-graduação, somando os que oferecem mestrado e doutorado e outros só com mestrado. Porém, 16 deles  são novos, com menos de dois anos de funcionamento, estão em fase de acompanhamento e tiveram as notas mantidas em relação à avaliação anterior.

Dos 66 programas efetivamente avaliados, 29 (o equivalente a 44%) aumentaram a nota em relação a 2013; 33 (50%) mantiveram a mesma nota e apenas quatro (6%) tiveram redução no conceito.

Entre os programas que aumentaram a nota, dois chegaram ao conceito máximo, o que os classifica como de padrão internacional, com qualidade equivalente aos cursos de excelência de países desenvolvidos: o de Química e o de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Além disso, cinco programas –  Educação, Ecologia e Conservação, Educação Física, Letras  e  Geografia – alcançaram nota 6. Com isso, eles se somam a outros três programas de excelência que mantiveram a nota 6 de 2013 para 2017: Ciências (Bioquímica), Direito e Física.

O número de programas com nota 5 praticamente dobrou, passando de 14 em 2013 para 27 em 2017. É importante observar que essa é a maior nota possível para programas que mantêm apenas mestrado. Nesses casos, portanto, a nota 5 indica a excelência do curso de mestrado.

Com o aumento das notas, o número de programas e cursos com conceitos 3 e 4 caiu significativamente. Em 2013, a UFPR tinha 13 programas com conceito 3 – agora são 9; e 32 com conceito 4 – agora são 20. Para receber a recomendação da Capes, um programa precisa ter no mínimo nota 3 (que indica atendimento ao padrão mínimo de qualidade). A UFPR não tem programas com notas 1 e 2.

Comparação entre o número de cursos com cada nota nos anos de 2013 e 2017

Mestrados profissionais

A Capes avalia também os cursos de mestrado profissionais, que na UFPR são quatro. O curso de Educação: Teoria e Prática de Ensino teve a nota elevada de 3 em 2013 para 4 agora. Os outros três cursos mantiveram as notas: Enfermagem (nota 4), Desenvolvimento Econômico (nota 4) e Meio Ambiente Urbano e Industrial (nota 3).

Desafios

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça, diz que a universidade precisa vencer dois desafios importantes para  continuar avançando na qualidade de seus programas. Um deles é a internacionalização. “Essa é uma condição fundamental para manter a excelência onde ela já existe e levar outros programas a alcançá-la. Por isso estamos investindo fortemente nessa área”, afirma.

O outro desafio é garantir apoio institucional aos programas de pós-graduação para melhor qualificar a pesquisa e a formação de seus integrantes. “A melhoria na qualidade apontada por esta avaliação da Capes é fruto principalmente do esforço, muitas vezes individual, de professores, coordenadores e colegiados de cursos, além, é claro, dos próprios estudantes e dos servidores que atuam permanentemente nos programas e cursos. Nosso esforço agora é para implantar uma política institucional eficaz de apoio à pesquisa e à pós-graduação”, diz Mendonça.

De acordo com ele, isso já ficou claro durante o processo de prestação das informações para a avaliação da Capes, no início deste ano: “A PRPPG fez um esforço concentrado para receber todos os coordenadores de programas de pós-graduação, orientar e corrigir os relatórios quando necessário. Isso melhorou a qualidade das informações, que se refletiu diretamente na elevação das notas”.

“Essa avaliação confirma a UFPR como a melhor universidade do Paraná – uma universidade que devolve à sociedade os recursos nela investidos, na forma de ensino e pesquisa de qualidade”, afirma o pró-reitor.

A avaliação

A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976 e é um instrumento importante para decisões sobre concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais. Assim, quanto mais alta a nota, maior a possibilidade de receber recursos para pesquisas e fomento à formação de pesquisadores.

Além da avaliação quadrienal, todos os programas de pós-graduação stricto sensu  passam por acompanhamento anual da Capes. A avaliação é feita por consultores especializados das diversas áreas do conhecimento, atuantes no magistério superior e na pesquisa.

 

AVALIAÇÃO QUADRIENAL CAPES 2017

UFPR

66 programas avaliados + 16 cursos novos, com menos de dois anos de funcionamento

29 (44%)  – aumentaram a nota

33  (50%) – mantiveram a nota

4 (6%) – reduziram a nota

 

56% dos programas têm nota 5 ou mais

 

Programas com elevado padrão de excelência (notas 6 e 7)

7 em 2013 (todos com nota 6)

10 em 2017 (8 com nota 6 e 2 com nota máxima, 7)

 

Programas com nota 5

14 em 2013

27 em 2017

 

Cursos com notas 3 e 4

45 em 2013

29 em 2017
Veja a avaliação completa aqui.

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR