Ensino e Educação

Capes aponta aumento na qualidade da pós-graduação da UFPR e coloca Paraná no mapa dos cursos de padrão internacional

Superintendência de Comunicação Social     20 de setembro de 2017 - 9h02

A Universidade Federal do Paraná obteve avanço significativo na qualidade  de seus programas de pós-graduação, segundo a avaliação quadrienal divulgada nesta terça-feira (19) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dos 66 programas e cursos da UFPR avaliados, 44% melhoraram suas notas em relação a 2013 e 56% possuem nota 5 ou mais (as notas vão de 3 a 7). A universidade saltou de sete para dez programas classificados como de elevado padrão de excelência – incluindo dois que receberam a nota máxima (7), algo inédito na instituição e  no Paraná (veja abaixo resumo dos dados e aqui a avaliação completa).

A UFPR mantém 82 programas de pós-graduação, somando os que oferecem mestrado e doutorado e outros só com mestrado. Porém, 16 deles  são novos, com menos de dois anos de funcionamento, estão em fase de acompanhamento e tiveram as notas mantidas em relação à avaliação anterior.

Dos 66 programas efetivamente avaliados, 29 (o equivalente a 44%) aumentaram a nota em relação a 2013; 33 (50%) mantiveram a mesma nota e apenas quatro (6%) tiveram redução no conceito.

Entre os programas que aumentaram a nota, dois chegaram ao conceito máximo, o que os classifica como de padrão internacional, com qualidade equivalente aos cursos de excelência de países desenvolvidos: o de Química e o de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Além disso, cinco programas –  Educação, Ecologia e Conservação, Educação Física, Letras  e  Geografia – alcançaram nota 6. Com isso, eles se somam a outros três programas de excelência que mantiveram a nota 6 de 2013 para 2017: Ciências (Bioquímica), Direito e Física.

O número de programas com nota 5 praticamente dobrou, passando de 14 em 2013 para 27 em 2017. É importante observar que essa é a maior nota possível para programas que mantêm apenas mestrado. Nesses casos, portanto, a nota 5 indica a excelência do curso de mestrado.

Com o aumento das notas, o número de programas e cursos com conceitos 3 e 4 caiu significativamente. Em 2013, a UFPR tinha 13 programas com conceito 3 – agora são 9; e 32 com conceito 4 – agora são 20. Para receber a recomendação da Capes, um programa precisa ter no mínimo nota 3 (que indica atendimento ao padrão mínimo de qualidade). A UFPR não tem programas com notas 1 e 2.

Comparação entre o número de cursos com cada nota nos anos de 2013 e 2017

Mestrados profissionais

A Capes avalia também os cursos de mestrado profissionais, que na UFPR são quatro. O curso de Educação: Teoria e Prática de Ensino teve a nota elevada de 3 em 2013 para 4 agora. Os outros três cursos mantiveram as notas: Enfermagem (nota 4), Desenvolvimento Econômico (nota 4) e Meio Ambiente Urbano e Industrial (nota 3).

Desafios

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Francisco de Assis Mendonça, diz que a universidade precisa vencer dois desafios importantes para  continuar avançando na qualidade de seus programas. Um deles é a internacionalização. “Essa é uma condição fundamental para manter a excelência onde ela já existe e levar outros programas a alcançá-la. Por isso estamos investindo fortemente nessa área”, afirma.

O outro desafio é garantir apoio institucional aos programas de pós-graduação para melhor qualificar a pesquisa e a formação de seus integrantes. “A melhoria na qualidade apontada por esta avaliação da Capes é fruto principalmente do esforço, muitas vezes individual, de professores, coordenadores e colegiados de cursos, além, é claro, dos próprios estudantes e dos servidores que atuam permanentemente nos programas e cursos. Nosso esforço agora é para implantar uma política institucional eficaz de apoio à pesquisa e à pós-graduação”, diz Mendonça.

De acordo com ele, isso já ficou claro durante o processo de prestação das informações para a avaliação da Capes, no início deste ano: “A PRPPG fez um esforço concentrado para receber todos os coordenadores de programas de pós-graduação, orientar e corrigir os relatórios quando necessário. Isso melhorou a qualidade das informações, que se refletiu diretamente na elevação das notas”.

“Essa avaliação confirma a UFPR como a melhor universidade do Paraná – uma universidade que devolve à sociedade os recursos nela investidos, na forma de ensino e pesquisa de qualidade”, afirma o pró-reitor.

A avaliação

A avaliação da pós-graduação foi criada em 1976 e é um instrumento importante para decisões sobre concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais. Assim, quanto mais alta a nota, maior a possibilidade de receber recursos para pesquisas e fomento à formação de pesquisadores.

Além da avaliação quadrienal, todos os programas de pós-graduação stricto sensu  passam por acompanhamento anual da Capes. A avaliação é feita por consultores especializados das diversas áreas do conhecimento, atuantes no magistério superior e na pesquisa.

AVALIAÇÃO QUADRIENAL CAPES 2017

UFPR

66 programas avaliados + 16 cursos novos, com menos de dois anos de funcionamento

29 (44%)  – aumentaram a nota

33  (50%) – mantiveram a nota

4 (6%) – reduziram a nota

56% dos programas têm nota 5 ou mais

Programas com elevado padrão de excelência (notas 6 e 7)

7 em 2013 (todos com nota 6)

10 em 2017 (8 com nota 6 e 2 com nota máxima, 7)

Programas com nota 5

14 em 2013

27 em 2017

Cursos com notas 3 e 4

45 em 2013

29 em 2017
Veja a avaliação completa aqui.