Ciência e Tecnologia

UFPR vai utilizar experiência pioneira para ajudar outras universidades na publicação de artigos no exterior

Superintendência de Comunicação Social     20 de março de 2017 - 18h55

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica da UFPR (CAPA) e o Programa Idiomas sem Fronteiras, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), estão iniciando parceria para dinamizar a produção e a publicação internacional de artigos científicos elaborados por professores e pesquisadores de instituições de ensino superior brasileiras.

Na prática, o CAPA vai oferecer às instituições parceiras a expertise que acumulou na orientação gratuita de docentes e discentes de cursos de graduação e de pós-gradução na  revisão, redação e publicação de artigos em vários idiomas – não apenas na língua inglesa. Desde que o programa foi criado, em outubro do ano passado, foram atendidos cerca de 200 docentes e discentes, de instituições públicas e privadas.

Pioneiro no Brasil, o CAPA funciona junto ao Centro de Línguas da UFPR, próximo ao prédio da Reitoria, em Curitiba, e faz atendimentos mediante agendamento pelo portal www.capa.ufpr.br. O CAPA também abriga o primeiro centro de escrita acadêmica do Brasil (writing center), que auxilia na formação de escritores acadêmicos, ajudando com a elaboração e publicação de artigos e outros tipos de textos.

Projeto-piloto

A presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima, discutiu os detalhes da parceria e a elaboração de um cronograma de trabalho hoje com o diretor do CAPA, professor Ron Martinez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, coordenador do grupo de pesquisa sobre Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira (CNPq). “As universidades brasileiras produzem muito, mas muitas vezes não publicam seus trabalhos no exterior. A parceria vai ajudar a aumentar esta produção ”, explica Denise. Os recursos para o projeto serão viabilizados pelo MEC.

Martinez diz que a intenção do grupo é implantar um projeto-piloto no primeiro semestre de 2018, que será aprimorado ao longo do tempo, com a participação de tutores vinculados a instituições de ensino superior. “Na primeira fase, vamos focar o projeto nos docentes (doutores ou doutorandos) que poderão agir como multiplicadores”, esclarece. Ele diz ainda que o projeto representará grande economia para os beneficiários. “Um artigo científico com quatro mil palavras tem custo de R$ 800 apenas na revisão”, afirma.

O professor Luiz Gardenal explicou que esta iniciativa é parte do projeto da Agência Internacional de viabilizar um plano de ações destinado a incentivar a produção  linguística em vários idiomas. Ele participa do grupo que está elaborando este plano.

Reunião com o reitor e a vice-reitora

Denise (a segunda, da esquerda para a direita), na visita ao reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, e à vice-reitora, Graciela Muniz. Imagem: André Filgueira.

Denise Martins de Abreu e Lima visitou também o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, Graciela Inês Bolzón de Muniz, para discutir parcerias e a construção de programas em conjunto. Para Paulo Asthor Soethe, professor do Depac (Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR) e vice-presidente da língua alemã no Programa Idiomas Sem Fronteiras, esse é um passo muito importante para a instituição, pois demonstra o seu destaque no cenário nacional no sentido de discutir questões como essas diretamente com o Ministério da Educação, órgão que tem a possibilidade de organizar isso para o país todo.