Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Campus Avançado de Jandaia do Sul inaugura Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Jéssica Tokarski     4 de outubro de 2017 - 14h22

Localizado em Mandaguari, o CITE abriga seis laboratórios. Fotos: Marcos Solivan

O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná inaugurou nesta terça-feira (3) o Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE). A unidade, instalada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras no município de Mandaguari, é composta por seis laboratórios nas áreas de Tecnologia em Alimentos para Humanos, Tecnologia em Alimentos para Animais, Simulação e Sistemas de Produção, Botânica, Física dos Solos e Microbiologia..

O CITE é resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Mandaguari e a UFPR. Criado para atender a demanda por um espaço para professores e alunos desenvolverem projetos, pesquisas e trabalhos, o Centro vai atender todos os cursos oferecidos pelo campus, principalmente os relacionados à Engenharia.

José Eduardo Padilha de Sousa, vice-diretor do Campus e autor da iniciativa do CITE, destaca que o local foi também pensado para atender as necessidades das empresas da região: “É necessário que haja interesse tecnológico do setor empresarial e da comunidade. Pensamos em atender a demanda agroindustrial da região. A intenção é transferir tecnologia e passar para frente o conhecimento”.

De acordo com o diretor de Apoio aos Campi Avançados da UFPR, Helton José Alves, o objetivo do CITE é devolver para a sociedade o investimento que foi feito em ensino, pesquisa e extensão. “Vamos trabalhar diariamente para que professores e alunos possam desenvolver tecnologia aqui”, disse.

Durante a inauguração, a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz lembrou que o centro vai reforçar a posição de destaque na UFPR no campo da inovação.

Também esteve presente na inauguração o diretor executivo da Agência de Inovação UFPR, Carlos Yamamoto, que colocou à disposição da comunidade toda a infraestrutura da universidade. “Tecnologia e inovação significam desenvolvimento, criação de empregos e geração de renda. Queremos levar soluções tecnológicas e inovação a todo o Brasil”, disse.

A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, também foi peça fundamental na conquista do CITE, não medindo esforços para concretizar o projeto. Graciela lembrou que a UFPR está em quarto lugar no quesito inovação no Ranking Universitário Folha, que abrange instituicões de todo o País. “Tenho certeza que juntos vamos transformar essa região e contribuir para que o Brasil seja um país de excelência nessa área”, afirmou.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR