Ensino e Educação

Calouros de Fisioterapia fazem trote solidário em lar de idosos em Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     14 de fevereiro de 2017 - 17h56

Aproximadamente 40 calouros de Fisioterapia da UFPR participaram na tarde desta terça-feira(14) do trote solidário promovido pelo centro acadêmico do curso. Acompanhados da professora de Genética Nina Pagnan, eles visitaram o Lar de Idosos Nova Canaã, no bairro Uberaba, em Curitiba, para conversar com os moradores e entregar doações de produtos de limpeza. Na semana que vem, alunos de vários outros cursos da UFPR promoverão ações solidárias para marcar a recepção aos calouros.

A coordenadora do lar, Madalena Dias Ferreira, agradeceu a presença dos alunos  e disse que as doações são importantes para a instituição. Segundo ela, os recursos financeiros e humanos são restritos e quando o lar recebe algum auxílio pode priorizar outras atividades com os moradores. “Para os nossos internos, é é uma ação benéfica que traz alegria e satisfação”, disse.

Os alunos conheceram a casa e conversaram com os 18 idosos, entre homens e mulheres, que vivem no lar. O veterano Luis Henrique Paladini, integrante do centro acadêmico, acredita que o trabalho social contribui para a formação profissional e deve estar presente no dia a dia dos estudantes  da UFPR. “Esse tipo de trabalho vai estar presente na nossa carreira e é importante nos prepararmos desde já para esse atendimento solidário ao cidadão”, disse.

Gabriele e André, de 18 anos, Rafaela de 17, João de 19, e muitos outros jovens calouros contaram  que nunca tinham ido a uma casa para idosos. Eles  esqueceram os smartphones e, sem preocupação com o tempo, escutaram atentamente  histórias como a do seu Arlindo, de 80 anos. “Isso aqui traz muita alegria para a gente. Não tem nem como agradecer”, disse ele.

Dona Aurora, de 82,  esbanjou bom humor e até aconselhou as garotas: “Estudem porque quem estuda tem mais oportunidade”.

E dona Ester, de 92 anos, não se cansava de dizer que “a casa estava florida”…..

acesse as fotos

Programação de outros cursos

O trote solidário é uma maneira de celebrar o ingresso na universidade e ao mesmo tempo disseminar uma cultura de paz e solidariedade.

Para a semana que vem, quando recomeçam as aulas da maioria dos cursos da UFPR, vários outros centros acadêmicos programaram atividades de caráter solidário para marcar a recepção aos calouros.

Na quarta-feira, dia 22, calouros e veteranos  de Química visitarão o Lar de Idosos Iracy Dantas, no Xaxim, para alegrar o dia dos moradores com música e conversa.

Na quinta-feira, dia 23, será a vez das Engenharias. Alunos de Engenharia Civil vão pintar uma quadra esportiva do  Colégio Estadual Barão do Rio Branco, das 8 horas às 15h30.

A partir das 8h45, um grupo de calouros e veteranos de Engenharia de Produção vai ajudar na pintura do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, no Capão da Imbuia.

A Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo, deverá receber em torno de 100 alunos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica: “A gente pretende plantar flores, limpar os muros e outras áreas da escola”, conta a estudante de Engenharia Mecânica  Carolina Kenicke.