Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Calouros de Fisioterapia fazem trote solidário em lar de idosos em Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     14 de fevereiro de 2017 - 17h56

Aproximadamente 40 calouros de Fisioterapia da UFPR participaram na tarde desta terça-feira(14) do trote solidário promovido pelo centro acadêmico do curso. Acompanhados da professora de Genética Nina Pagnan, eles visitaram o Lar de Idosos Nova Canaã, no bairro Uberaba, em Curitiba, para conversar com os moradores e entregar doações de produtos de limpeza. Na semana que vem, alunos de vários outros cursos da UFPR promoverão ações solidárias para marcar a recepção aos calouros.

 

A coordenadora do lar, Madalena Dias Ferreira, agradeceu a presença dos alunos  e disse que as doações são importantes para a instituição. Segundo ela, os recursos financeiros e humanos são restritos e quando o lar recebe algum auxílio pode priorizar outras atividades com os moradores. “Para os nossos internos, é é uma ação benéfica que traz alegria e satisfação”, disse.

Os alunos conheceram a casa e conversaram com os 18 idosos, entre homens e mulheres, que vivem no lar. O veterano Luis Henrique Paladini, integrante do centro acadêmico, acredita que o trabalho social contribui para a formação profissional e deve estar presente no dia a dia dos estudantes  da UFPR. “Esse tipo de trabalho vai estar presente na nossa carreira e é importante nos prepararmos desde já para esse atendimento solidário ao cidadão”, disse.

Gabriele e André, de 18 anos, Rafaela de 17, João de 19, e muitos outros jovens calouros contaram  que nunca tinham ido a uma casa para idosos. Eles  esqueceram os smartphones e, sem preocupação com o tempo, escutaram atentamente  histórias como a do seu Arlindo, de 80 anos. “Isso aqui traz muita alegria para a gente. Não tem nem como agradecer”, disse ele.

Dona Aurora, de 82,  esbanjou bom humor e até aconselhou as garotas: “Estudem porque quem estuda tem mais oportunidade”.

E dona Ester, de 92 anos, não se cansava de dizer que “a casa estava florida”…..

acesse as fotos

Programação de outros cursos

O trote solidário é uma maneira de celebrar o ingresso na universidade e ao mesmo tempo disseminar uma cultura de paz e solidariedade.

Para a semana que vem, quando recomeçam as aulas da maioria dos cursos da UFPR, vários outros centros acadêmicos programaram atividades de caráter solidário para marcar a recepção aos calouros.

Na quarta-feira, dia 22, calouros e veteranos  de Química visitarão o Lar de Idosos Iracy Dantas, no Xaxim, para alegrar o dia dos moradores com música e conversa.

Na quinta-feira, dia 23, será a vez das Engenharias. Alunos de Engenharia Civil vão pintar uma quadra esportiva do  Colégio Estadual Barão do Rio Branco, das 8 horas às 15h30.

A partir das 8h45, um grupo de calouros e veteranos de Engenharia de Produção vai ajudar na pintura do Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira, no Capão da Imbuia.

A Escola Municipal Arapongas, no Novo Mundo, deverá receber em torno de 100 alunos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecânica: “A gente pretende plantar flores, limpar os muros e outras áreas da escola”, conta a estudante de Engenharia Mecânica  Carolina Kenicke.

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR