+ UFPR

Biblioteca de Tecnologia vai ganhar equipamentos para deficientes visuais

10 de setembro de 2012 - 12h24

biblioteca da Tecnologia

Com proposta apresentada pelo Setor de Tecnologia, o Comitê Gestor do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico da UFPR  (FDA) acaba de autorizar investimentos de R$40 mil no Projeto “Laboratório de acessibilidade da Biblioteca de Ciência e Tecnologia: inclusão de pessoas com deficiência”.

Coordenado pela servidora Eliane Maria Stroparo, do SiBi, o projeto atende especialmente os portadores de deficiência visual, consistindo na instalação de leitor autônomo e instantâneo como ferramenta tecnológica de acesso à informação, e de uma mesa tátil falante para orientar o acesso ao espaço físico, recursos e serviços daquela Biblioteca.

O leitor é um equipamento que converte a leitura normal em sistema braille. Já a mesa serve para orientar o deficiente visual aos locais que ele deve se dirigir e como proceder dentro da biblioteca. A unidade de Ciência e Tecnologia será a primeira da UFPR a contar com esses novos dispositivos. Todos os estudantes deficientes visuais serão encaminhados para o Centro Politécnico. A previsão é de quem em dois meses a nova tecnologia esteja à disposição dos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFPR.