Ensino e Educação

Aulas da primeira turma de disciplina transversal têm início dia 30 de agosto, com 500 alunos

Superintendência de Comunicação Social     28 de agosto de 2017 - 15h12

Tem início na próxima quarta-feira (30) a disciplina “Escrita Acadêmica em Inglês” – primeira das várias disciplinas transversais que serão ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Quinhentas pessoas – entre professores e alunos – se inscreveram para a disciplina, esgotando em três dias as vagas ofertadas.

A disciplina faz parte de um projeto inovador que dará apoio institucional para que professores e alunos de mestrado e doutorado da UFPR aperfeiçoem a escrita acadêmica em inglês, ampliando as possibilidades de publicação de trabalhos e fomentando o processo de internacionalização da universidade. As disciplinas transversais são focadas em temas de interesse comum aos diferentes programas de pós-graduação e outras áreas como Estatística e Metodologia de Pesquisa também serão abrangidas.

De acordo com o diretor do Centro de Assessoria de Produção Acadêmica (CAPA), professor Ron Martinez, a alta procura pela disciplina evidencia a necessidade desse apoio que a universidade passará a prestar.

A ação está sendo colocada em prática por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O objetivo é ofertar disciplinas básicas para estudantes de mestrado e doutorado em turmas únicas – presenciais e à distância –, reduzindo o esforço hoje pulverizado entre os vários programas. A ideia é que, com isso, os esforços dos corpos docentes de cada curso possam ser direcionados integralmente para suas áreas de especialidade.

“Além de constituir um importante elemento para consolidar iniciativas de internacionalização, a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês pode facilitar os aceites de artigos de nossos discentes e pesquisadores em periódicos internacionais”, explica o coordenador de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da PRPPG, André Luiz Felix Rodacki.

Oportunidades acadêmicas

Jéssica Pereira Frazão é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFPR) e fará a disciplina em ambiente virtual, pois este semestre está morando na Inglaterra. Ela conta que decidiu cursar essa disciplina para melhorar a escrita acadêmica em inglês e ganhar mais segurança: “Consigo me comunicar bem em inglês, mas a escrita em nível acadêmico ainda é um problema. Pretendo montar frases mais concisas, com a certeza de que estejam de forma natural para os falantes da língua inglesa”.

Jéssica acredita que a iniciativa é essencial para a internacionalização da universidade e de seu programa de pós-graduação. “Assim, docentes e discentes se sentirão preparados para participar de qualquer debate, inclusive fora do Brasil. As oportunidades no exterior são muitas quando você se propõe a escrever em uma língua em que boas discussões são feitas”, revela a estudante que vê a disciplina como uma forma de auxiliar em sua necessidade de escrever artigos para periódicos e apresentações em eventos.

“Acho que a ciência no Brasil precisa ultrapassar as fronteiras do país, e escrever em inglês é um ótimo começo”, diz a mestranda.

Vagas presenciais e a distância

A primeira edição da disciplina será ofertada por uma equipe multidisciplinar, com experiência no tema, e coordenada pelo professor Ron Martinez. O principal requisito da disciplina é a co-participação dos orientadores, que deverão acompanhar o progresso dos seus orientandos durante o curso.

Inicialmente seriam ofertadas apenas 400 vagas, porém devido à demanda, houve expansão para 500 vagas, entre presenciais e a distância. Aqueles que forem cursar a disciplina de forma não-presencial poderão interagir instantaneamente com as atividades desenvolvidas durante as aulas e estarão sujeitos às mesmas demandas e exigências de desempenho acadêmico do que aqueles discentes que optarem pelo regime presencial do curso. A transmissão será realizada pela UFPR-TV, que fará o streaming a partir de tecnologia própria.

Nome da disciplina: Escrita Acadêmica em Inglês

Horário: Das 14h às 17h

Início: 30 de agosto

Período: quartas-feiras, a partir de 30 de agosto de 2017