+ UFPR

Auditório do Sacod recebe nome do jornalista, advogado e professor de “Ética e Legislação de Imprensa”, João Féder

Jaqueline Carrara     17 de novembro de 2015 - 16h42

O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha, teve como referência as ideias e o trabalho de João Féder. FOTO: Samira Chami Neves

O filho de João Féder (no púlpito) emocionou-se ao relembrar a paixão e a dedicação que o pai tinha pela UFPR. FOTO: Samira Chami Neves

O curso de Comunicação Social da UFPR homenageou um dos professores de maior referência no jornalismo paranaense, João Féder. Falecido em 2013, Féder lecionou na Universidade, por mais de 30 anos, a disciplina “Ética e Legislação de Imprensa”. Na tarde desta segunda-feira (16), sua trajetória, além de inspiração aos novos jornalistas, fica eternizada na UFPR como nome do auditório do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod).

Legado de Féder atrai diversas gerações. FOTO: Samira Chami Neves

A cerimônia de reinauguração foi prestigiada por personalidades do jornalismo paranaense e por familiares de João Féder. Seu filho, Jean Luiz Sampaio Féder, emocionou a plateia ao relembrar o compromisso e a paixão que o pai dedicava ao jornalismo e ao ambiente acadêmico – como a divulgação, em plena ditadura, de sua tese de doutorado sobre a extinção de pena para prisão de crimes de imprensa. “Pai, você agora é nome de auditório nesta Universidade Federal do Paraná. Obrigado, UFPR”, disse Jean Luiz.

Aluno de João Féder e também professor de Ética no curso de Jornalismo da UFPR, o chefe do Departamento de Comunicação da UFPR, Mário Messagi, prestou outra grande homenagem ao legado deixado pelo jornalista. Durante reorganização dos arquivos do Sacod, Messagi encontrou diversos textos e aulas datilografadas por João Féder enquanto docente do curso – a máquina de escrever, aliás, era outra de suas grandes paixões, utilizada para suas produções até os últimos dias de vida.”Quem teve o privilégio de conviver com ele percebia nitidamente as convicções que o levaram a deixar a UFPR somente com 70 anos de idade. Ao fazermos esta homenagem, reconhecemos o valor de João Féder para nossa história; pela dedicação que teve, pelo professor e pelo jornalista que foi”, afirma Mário Messagi.

22451174264_3028e8fa5f_z

O professor e chefe do Departamento de Comunicação da UFPR, Mário Messagi (no púlpito), foi aluno de João Féder e hoje ministra também a disciplina de Ética: “João Féder foi um dos melhores professores que o Jornalismo já teve”. FOTO: Samira Chami Neves

Também presente no ato de nomeação do auditório, o reitor Zaki Akel Sobrinho falou sobre o esforço sistemático que a Universidade vem fazendo para recuperação da memória institucional e reverência aos grandes paranaenses que passaram pela Universidade como alunos ou professores. “Precisamos enaltecer esse espaço de paranismo, pois, principalmente nos momentos de crise é que se torna tão importante olhar para pessoas como João Féder e dizer ‘vamos à luta!’. Que as novas gerações possam se espelhar em sua trajetória”, estimulou o reitor.

CONTRIBUIÇÕES

Além de jornalista e professor, João Féder era advogado e deixou importantes contribuições como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. O atual presidente do órgão, Ivan Bonilha, esteve na cerimônia de homenagem e ressaltou como Feder permanece referência no Tribunal. “Ele foi o único conselheiro que fiz questão de visitar quando assumi no Tribunal. Sempre foi muito severo quanto aos gastos públicos, mas era o primeiro a estimular que a instituição deveria sim investir no estudo e na maior capacitação dos funcionários. Foi por intermédio dele, por exemplo, que fui atrás de meu mestrado”, contou Bonilha.

FOTO: Portal Gazeta

João Féder e sua máquina de escrever produziram muitos planos de aulas. FOTO: Portal Gazeta

João Féder nasceu, em Campo Largo (PR), em 30 de junho de 1930. Foi ainda radialista, produtor e narrador esportivo na Rádio Guairacá (ZYM-5, “A Voz Nativa da Terra dos Pinheirais”), diretor do jornal “O Estado do Paraná”, criador e diretor do jornal “Tribuna do Paraná” e diretor da TV Iguaçu/Canal 4. Mesmo lecionando sobre um assunto difícil, como ética e legislação, João Féder conquistava os alunos e foi diversas vezes escolhido paraninfo, patrono e nome de turma de muitas formaturas da Universidade Federal do Paraná.

Como jurista, recebeu condecorações, títulos e diplomas, como a Comenda e Medalha Ercílio Domingues (TCE-RS), Colar do Mérito José Maria Alkmin (TCE-MG), Medalha Comemorativa do Centenário de Nascimento de Rui Barbosa (Ministério da Cultura e Fundação Casa de Rui Barbosa), Prêmio Cultura e Divulgação da Câmara Municipal de Curitiba, Diploma do Mérito Municipalista Ernesto Geisel (Associação das Câmaras Municipais do Paraná), Personalidade do Ano (homenagem no Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, 1977) e Colar do Mérito Miguel Seabra Fagundes da Associação do Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom).

João Féder faleceu em 08 de outubro de 2013, em Curitiba.

CONFIRA ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS DA CERIMÔNIA

(da esquerda para direita) Mário Messagi, Jean luiz Féder, Zaki Akel e o diretor do Sacod, Dalton Razera. FOTO: Samira Chami Neves

(da esquerda para direita) Mário Messagi, Jean Luiz Féder, Zaki Akel Sobrinho e o diretor do Sacod, Dalton Razera. FOTO: Samira Chami Neves