Extensão e Cultura

Atividades paralelas incrementam programação do Festival de Inverno

Mayara Godoy     8 de julho de 2015 - 15h46

O Festival de Inverno da UFPR, que terá início neste fim de semana em Antonina (PR), terá uma extensa programação cultural e formativa, totalmente gratuita, voltada a toda a comunidade. Além dos espetáculos e oficinas, as atividades paralelas incrementam o rol de atrativos do evento, que neste ano comemora sua 25ª edição.

No domingo (12), o primeiro dia do evento, diversas atividades já estarão acontecendo, simultaneamente à programação principal. Confira abaixo:

Local: Arquivo Municipal de Antonina

No Arquivo Municipal, estarão concentradas diversas atividades. O Museu de Arte da UFPR (MUSA) levará para Antonina a exposição “Sunguilar: Contos Africanos”, que reúne seis narrativas de diferentes regiões e etnias da África. A mostra ficará aberta do dia 12 ao dia 18, das 14h às 17h.

No mesmo local, haverá uma exposição intitulada “Eu moldo meu corpo – meu corpo me molda”, que apresenta resultados da pesquisa sobre o corpo humano e aspectos da escultura contemporânea, a partir de moldes tridimensionais e reproduções em diversos materiais. A mostra também estará disponível para visitação do dia 12 ao dia 18, das 14h às 17h.

A Coordenadoria de Cultura da UFPR também promoverá uma atividade no Arquivo Municipal. A Exposição Itinerante “Memória Gráfica do Festival de Inverno da UFPR em Antonina” reúne os cartazes produzidos para o Festival ao longo de suas 25 edições. As peças poderão ser observadas das 14h às 17h, durante todos os dias do evento.

No dia 18, às 16h, a Editora da UFPR fará o lançamento de três novos livros recém-publicados: Estrelinhas brasileiras – Como ensinar a tocar piano de modo lúdico usando peças de autores brasileiros (Volume II), de Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira; Xadrez para todos: A Ginástica da Mente, de Wilson da Silva; e Xadrez e Educação: Contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico, de Wilson da Silva.

Local: Praça Coronel Macedo

Atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade (GEPLEC), promoverá, durante todos os dias do evento, a atividade “Vem pra praça você também, vem!”. Das 14h às 17h, a Praça Coronel Macedo será tomada por atividades de lazer-educação, em torno do tema “O ambiente do brincar e o direito da escolha”, com os subtemas espaSOM; espaço aventura; espaço brincadeiras de ontem, hoje e sempre; espaço criatividade e espaço cultura corporal. As atividades e brincadeiras serão voltadas principalmente para as crianças e terão acompanhamento de bolsistas de Graduação da UFPR.

Também na praça, o SESC Paraná promoverá, nos dias 17 e 18, uma Mostra de Cinema, com sessões às 18h e às 20h. Serão exibidos os filmes “O menino da floresta”, “A vida não basta”, “Zarafa” e “O Porto”. A entrada é gratuita e é importante conferir a classificação indicativa de cada filme.

Outros locais e eventos

Ciclismo

Os amantes da bicicleta também terão espaço no Festival. A Federação Paulista de Ciclismo (FPC) promoverá diversas atividades, entre as quais, um passeio ciclístico pela região, no dia 12. O passeio pretende ser um incentivo à população local para adotar a bicicleta como meio de transporte. Além disso, os visitantes poderão conhecer a cidade de uma perspectiva diferente, e ainda participar de palestras educativas e oficinas de montagem de circuitos.

Empresas como a Bikesul e a Kuritibike também estarão presentes no evento, com passeios de cicloturismo e ciclismo urbano. Nestes eventos específicos, quem não tiver bicicleta poderá alugar uma no local.

Roteiros Afetivos de Antonina

Atividades elaboradas como resultado da Oficina de Mapas e Roteiros Afetivos de Antonina
Sessão 1: Passeio saindo da Estação Ferroviária, no dia 14 de julho, a partir das 8h30. O público será convidado a percorrer o centro histórico, bairros e lugares que integram as memórias de infância e juventude dos educadores de Antonina.
Sessão 2: Intervenção no espaço, na Fonte da Carioca, no dia 14 de julho, a partir das 14h. Objetivo é discutir os usos do patrimônio e a memória da cidade.

Mesa-Redonda “Bioarquitetura”

Discutir a importância da Bioarquitetura como novo paradigma para a qualidade de vida
Data e horário: 17 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 20h
Local: Ademadan

Palestras no Hotel Camboa

Palestras nos dias 14, 15 e 17 de julho:
Dia 14, às 19h: Palestra “Sambaquis, Caminhando pela pré-história do litoral do Paraná”, com Marcos Gernet
Dia 15, às 19h: Palestra “O paranismo e as artes”, com Ana Paula Peters
Dia 17, às 19h: Palestra “Pescadores, militares, burgueses e suas relações de poder: uma história das colônias de pescadores no Brasil (1840-1930)”, com Luiz Geraldo Silva.

A programação mais detalhada pode ser conferida na página do Festival de Inverno: http://www.proec.ufpr.br/festival2015/links/_paralelas.html

O Festival

O Festival de Inverno da UFPR, que acontece anualmente em Antonina (PR), neste ano será realizado de 12 a 18 de julho. A programação contempla as já tradicionais oficinas, espetáculos e as atividades paralelas. Nas oficinas, estão sendo ofertadas 720 vagas, em várias categorias: infantis; adulto; aprimoramento; educação especial; maturidade; e arte-educação.

Já os espetáculos abrangem apresentações musicais que vão de ópera a orquestra, passando por bandas de rock ‘n roll e modas de viola. A abertura será no dia 12 de julho, com uma breve solenidade seguida pelo show da banda Big Time Orchestra. Todas as atrações são gratuitas.

Para conferir toda a programação do evento, acesse: http://www.proec.ufpr.br/festival2015/index.html