Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Atividades paralelas incrementam programação do Festival de Inverno

Mayara Godoy     8 de julho de 2015 - 15h46

O Festival de Inverno da UFPR, que terá início neste fim de semana em Antonina (PR), terá uma extensa programação cultural e formativa, totalmente gratuita, voltada a toda a comunidade. Além dos espetáculos e oficinas, as atividades paralelas incrementam o rol de atrativos do evento, que neste ano comemora sua 25ª edição.

No domingo (12), o primeiro dia do evento, diversas atividades já estarão acontecendo, simultaneamente à programação principal. Confira abaixo:

Local: Arquivo Municipal de Antonina

No Arquivo Municipal, estarão concentradas diversas atividades. O Museu de Arte da UFPR (MUSA) levará para Antonina a exposição “Sunguilar: Contos Africanos”, que reúne seis narrativas de diferentes regiões e etnias da África. A mostra ficará aberta do dia 12 ao dia 18, das 14h às 17h.

No mesmo local, haverá uma exposição intitulada “Eu moldo meu corpo – meu corpo me molda”, que apresenta resultados da pesquisa sobre o corpo humano e aspectos da escultura contemporânea, a partir de moldes tridimensionais e reproduções em diversos materiais. A mostra também estará disponível para visitação do dia 12 ao dia 18, das 14h às 17h.

A Coordenadoria de Cultura da UFPR também promoverá uma atividade no Arquivo Municipal. A Exposição Itinerante “Memória Gráfica do Festival de Inverno da UFPR em Antonina” reúne os cartazes produzidos para o Festival ao longo de suas 25 edições. As peças poderão ser observadas das 14h às 17h, durante todos os dias do evento.

No dia 18, às 16h, a Editora da UFPR fará o lançamento de três novos livros recém-publicados: Estrelinhas brasileiras – Como ensinar a tocar piano de modo lúdico usando peças de autores brasileiros (Volume II), de Maria Ignês Scavone de Mello Teixeira; Xadrez para todos: A Ginástica da Mente, de Wilson da Silva; e Xadrez e Educação: Contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico, de Wilson da Silva.

Local: Praça Coronel Macedo

Atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade

Atividades são gratuitas e abertas a toda a comunidade

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade (GEPLEC), promoverá, durante todos os dias do evento, a atividade “Vem pra praça você também, vem!”. Das 14h às 17h, a Praça Coronel Macedo será tomada por atividades de lazer-educação, em torno do tema “O ambiente do brincar e o direito da escolha”, com os subtemas espaSOM; espaço aventura; espaço brincadeiras de ontem, hoje e sempre; espaço criatividade e espaço cultura corporal. As atividades e brincadeiras serão voltadas principalmente para as crianças e terão acompanhamento de bolsistas de Graduação da UFPR.

Também na praça, o SESC Paraná promoverá, nos dias 17 e 18, uma Mostra de Cinema, com sessões às 18h e às 20h. Serão exibidos os filmes “O menino da floresta”, “A vida não basta”, “Zarafa” e “O Porto”. A entrada é gratuita e é importante conferir a classificação indicativa de cada filme.

Outros locais e eventos

Ciclismo

Os amantes da bicicleta também terão espaço no Festival. A Federação Paulista de Ciclismo (FPC) promoverá diversas atividades, entre as quais, um passeio ciclístico pela região, no dia 12. O passeio pretende ser um incentivo à população local para adotar a bicicleta como meio de transporte. Além disso, os visitantes poderão conhecer a cidade de uma perspectiva diferente, e ainda participar de palestras educativas e oficinas de montagem de circuitos.

Empresas como a Bikesul e a Kuritibike também estarão presentes no evento, com passeios de cicloturismo e ciclismo urbano. Nestes eventos específicos, quem não tiver bicicleta poderá alugar uma no local.

Roteiros Afetivos de Antonina

Atividades elaboradas como resultado da Oficina de Mapas e Roteiros Afetivos de Antonina
Sessão 1: Passeio saindo da Estação Ferroviária, no dia 14 de julho, a partir das 8h30. O público será convidado a percorrer o centro histórico, bairros e lugares que integram as memórias de infância e juventude dos educadores de Antonina.
Sessão 2: Intervenção no espaço, na Fonte da Carioca, no dia 14 de julho, a partir das 14h. Objetivo é discutir os usos do patrimônio e a memória da cidade.

Mesa-Redonda “Bioarquitetura”

Discutir a importância da Bioarquitetura como novo paradigma para a qualidade de vida
Data e horário: 17 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 20h
Local: Ademadan

Palestras no Hotel Camboa

Palestras nos dias 14, 15 e 17 de julho:
Dia 14, às 19h: Palestra “Sambaquis, Caminhando pela pré-história do litoral do Paraná”, com Marcos Gernet
Dia 15, às 19h: Palestra “O paranismo e as artes”, com Ana Paula Peters
Dia 17, às 19h: Palestra “Pescadores, militares, burgueses e suas relações de poder: uma história das colônias de pescadores no Brasil (1840-1930)”, com Luiz Geraldo Silva.

A programação mais detalhada pode ser conferida na página do Festival de Inverno: http://www.proec.ufpr.br/festival2015/links/_paralelas.html

O Festival

O Festival de Inverno da UFPR, que acontece anualmente em Antonina (PR), neste ano será realizado de 12 a 18 de julho. A programação contempla as já tradicionais oficinas, espetáculos e as atividades paralelas. Nas oficinas, estão sendo ofertadas 720 vagas, em várias categorias: infantis; adulto; aprimoramento; educação especial; maturidade; e arte-educação.

Já os espetáculos abrangem apresentações musicais que vão de ópera a orquestra, passando por bandas de rock ‘n roll e modas de viola. A abertura será no dia 12 de julho, com uma breve solenidade seguida pelo show da banda Big Time Orchestra. Todas as atrações são gratuitas.

Para conferir toda a programação do evento, acesse: http://www.proec.ufpr.br/festival2015/index.html

Leia também:

25º Festival de Inverno da UFPR já tem programação oficial de espetáculos

Festival de Inverno da UFPR será realizado de 11 a 18 de julho


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR