Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Atividades de rua são destaque do Festival de Inverno UFPR

Superintendência de Comunicação Social     10 de julho de 2017 - 16h19

Cortejo no Festival de Inverno de 2016 com o músico João Triska - foto: Marcos Solivan

Cortejo no Festival de Inverno de 2016 com o músico João Triska – foto: Marcos Solivan

O Festival de Inverno da UFPR deste ano fez uma programação especial de atividades que valorizam os espaços públicos como as praças e ruas. Uma das mudanças foi trazer os espetáculos principais até o Coreto da praça Coronel Macedo, em Antonina, cidade que concentra a maior parte das atrações do evento.

A programação começa com um cortejo musical saindo do Trapiche de Antonina, que percorre as ruas da cidade, guiados pelo grupo Mandiquera. Com ritmos tradicionais da região, com destaque para o Fandango, o grupo promete animar os participantes para a abertura oficial na praça. A concentração para a saída está marcada às 20h30.

Oficina sobre literatura afro - atividade na praça Coronel Macedo no Festival 2016 - foto: Marcos Solivan

Oficina sobre literatura afro – atividade na praça Coronel Macedo no Festival 2016 – foto: Marcos Solivan

A festa segue com o grupo Paranambuco, no coreto. O grupo traz arranjos de seu álbum Arun Ayê com influência de ritmos tradicionais como maracatu, coco e baião e ligação com a música contemporânea de artistas como Kiko Dinucci e Crioulo. Com músicos de cinco estados brasileiros, a banda conta com o pernambucano Matheus Braga, a paulista Thaís Rolim, o paranaense Bruno Klammer, o mineiro Fred Pedrosa e o catarinense José Navarro, que trazem um pouco do contexto cultural de suas regiões.

Na segunda-feira, dia 17, outro destaque é a festa com o grupo Gafieira Formosa, que traz ritmos dançantes para um verdadeiro ‘arrasta pé’ na praça Coronel Macedo às 21h30. Na programação temos samba, xote, baião, carimbó, choro e vanerão.

Oficina circense apresenta resultados na praça Coronel Macedo - Festival de Inverno 2016 - foto: Marcos Solivan

Oficina circense apresenta resultados na praça Coronel Macedo – Festival de Inverno 2016 – foto: Marcos Solivan

No dia 19, às 21h30, os blocos e escolas de samba da cidade trazem um pouco do famoso Carnaval de Antonina para o festival. A festa em Antonina é um dos carnavais mais animados do Estado sendo um dos mais concorridos da Região Sul.

O professor Leandro Gorsdorf, Pró-reitor de Extensão e Cultura, destaca a importância de resgate destes espaços público. “Neste ano a gente opta por reforçar a ideia da praça como o lugar de encontro, lugar do debates, da festa, nesse sentido quase todas as atividades do festival vão ter como referência este local”. Gorsdorf fala da importância de “recuperar o que estes espaços nos refere à memória da cidade, porque a cidade acaba construindo sua própria história e em razão do tempo e de várias circunstância, acaba deixando à margem lugares importantes para a sociabilidade”. O professor explica que este resgate já vinha sendo feito em outros festivais e que o objetivo é ampliar essa dimensão da iniciativa.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR