+ UFPR

Artigo de pesquisadores do ITTI conquista 3º lugar em Premiação Nacional

Superintendência de Comunicação Social     14 de novembro de 2017 - 12h00

Dois pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR conquistaram o terceiro lugar no Prêmio Antaq 2017 de Sustentabilidade Aquaviária com o artigo científico “Avaliação Hidromorfológica do uso de espigões em hidrovias – Estudo de Caso: Passo do Jacaré”.

O estudo é de autoria do engenheiro civil Gustavo Pacheco Tomas e de coautoria do professor Tobias Bleninger. A premiação ocorreu na última quinta-feira (9) na Sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em Brasília.

O artigo concorreu na categoria “Artigo Técnico e Científico” com outras publicações acadêmicas de todo o Brasil. Outras três categorias também foram reconhecidas: Iniciativas Inovadoras, Qualidade de Atendimento ao Usuário, e Desempenho Ambiental.

Pesquisa

Atualmente Tomas é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) da UFPR e engenheiro civil do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O artigo abordou a pesquisa realizada pelo autor durante seu mestrado, também realizado no PPGERHA, sob a orientação de Bleninger.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de dados obtidos pelo ITTI durante a elaboração do Projeto executivo da dragagem do Passo do Jacaré – Hidrovia Paraguai-Paraná.  “O Instituto me forneceu todos os dados utilizados na elaboração do projeto de dragagem, desde levantamentos batimétricos até medições de velocidade do escoamento. Estas informações foram essenciais para a efetividade do trabalho”, afirmou o pesquisador.

Para Bleninger, as pesquisas desenvolvidas na universidade devem ser amplamente divulgadas.  “A premiação e o reconhecimento, vindo de um importante órgão governamental como a Antaq, estimula ainda mais o pesquisador, pois mostra que o seu trabalho tem aplicabilidade e credibilidade”, destaca o professor.

Sobre o Prêmio Antaq 2017

Na premiação, o diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski destacou que o prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuário e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a Agência. “Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente”, afirmou.