Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Apresentações musicais abrem as comemorações dos 80 anos do Setor de Ciências Humanas

Superintendência de Comunicação Social     30 de outubro de 2017 - 16h50

O Grupo de Choro do Departamento de Etnomusicologia foi o primeiro a se apresentar. Foto: Vinícius do Prado

Nesta segunda-feira (30) o pátio da Reitoria foi palco de um ato cultural que abriu as comemorações dos 80 anos do Setor de Ciências Humanas da UFPR, cuja origem é a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFPR, fundada em 26 de fevereiro de 1938. O marco inicial das celebrações foi a apresentação do Grupo de Choro do Departamento de Etnomusicologia da Instituição.

A Faculdade surgiu a partir de uma assembleia entre intelectuais que buscavam ampliar a cultura no domínio das ciências puras, promover a prática de investigações originais e desenvolver e especializar conhecimentos para exercer o magistério.

A partir de 1972, passou a ser Setor de Ciências Humanas e hoje conta com uma estrutura administrativa de 18 pessoas que cuidam de 10 departamentos, oito cursos de graduação, oito programas de pós-graduação, seis centros acadêmicos e cerca de 3 mil alunos.

“Crescemos muito. É um momento de comemorar a continuidade de um Setor produtivo, que se preocupa com as questões da sociedade atual”, diz a diretora do Setor de Ciências Humanas, professora Lígia Negri, a 23ª a ocupar o cargo.

O evento desta segunda-feira é um aperitivo do que virá em 2018. “Na primeira semana letiva do ano que vem faremos uma programação com diversas atividades, nos três períodos, propostas pela comunidade acadêmica para refletir sobre o papel das humanidades hoje e sobre a trajetória do Setor”, informa Lígia Negri.

Além do Grupo de Choro da UFPR, a programação do ato cultural inclui apresentações da Banda Othersame, às 17h30, e da Banda Hipormea (às 20h30)..


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR