Ciência e Tecnologia

Antonio Mangrich é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

Jéssica Tokarski     7 de dezembro de 2017 - 11h14

Foto: Samira Chami Neves

Antonio Salvio Mangrich, professor titular sênior do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) na área de Ciências Químicas.

Mangrich é o único professor da UFPR a fazer parte da Academia nesta área. Segundo ele, o feito é o “coroamento de toda uma vida científica”. O professor também tem o título de bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Fazem parte da instituição mais de 700 cientistas.

“É um fato que também abre campos para universidade, pois membros da Academia são consultados frequentemente para uma série de decisões”, diz Mangrich. Sua posse e dos demais Acadêmicos recém-eleitos acontecerá em maio de 2018.

Confira a matéria de perfil do professor.