Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Alunos do SEPT representarão o Paraná na Olimpíada Brasileira de Geografia

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2017 - 15h54

Três alunos do 3º ano do curso técnico de Petróleo e Gás, que é integrado ao Ensino Médio, têm o que comemorar já na estreia do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A participação no evento científico que reúne alunos de escolas públicas e particulares brasileiras rendeu aos estudantes o primeiro lugar no Paraná, o que fará deles os representantes do Estado na fase nacional, em outubro. O resultado foi revelado na terça-feira (12).

A etapa competitiva da OBG é composta por três fases, das quais duas são online — e definem os resultados em nível estadual –, e uma é presencial, realizada em Brasília, de onde saem os vencedores nacionais. As fases online da OBG tiveram formato de maratona de questões objetivas. A primeira contou com 43 questões e, a segunda, com 41.

A expectativa agora é pela fase nacional, marcada para os dias 21 e 22 de outubro, no Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), com 33 equipes classificadas. Beatriz Ayumi Yoshida, Guilherme Frasato Bastos e Victor Henrique de Lima, que têm entre 16 e 17 anos, já estão se preparando, buscando indicações de livros e se debruçando sobre aspectos de geografia física e geopolítica.

A professora de Geografia do curso de Petróleo e Gás, Simone Valaski, que orientou os estudantes, conta que a participação no evento chamou a atenção dos alunos desde o início do ano, quando ocorreram as inscrições. “Eles estão confiantes. Pelo fato de o curso ser integral, puxado, estão acostumados a se disciplinar para estudar e a serem autodidatas”, afirma.

Sobre a OBG

A OBG está em sua terceira edição e é um evento científico voluntário, realizado com a participação de diversos professores, universitários e pós-graduandos de Geografia brasileiros. O coordenador da III OBG é o professor Clibson Alves dos Santos, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). A olimpíada é aberta a qualquer aluno brasileiro a partir do 9º ano.

Neste ano, houve 1.977 equipes inscritas, de 25 Estados e do Distrito Federal.

A ideia do evento é romper com a separação didática entre a geografia física e a humana, destacando a capacidade de interpretação e análise de fenômenos complexos por parte dos alunos.

Uma equipe de alunos selecionados por meio da II OBG participou da International Geography Olympiad (iGeo), na China, em 2016. A participação de uma seleção brasileira em 2017 está condicionada à disponibilidade de recursos financeiros, segundo a organização da OBG.

A olimpíada também prevê uma fase cooperativa, à parte da competição, em que professores e alunos realizam pesquisas locais nas áreas de sustentabilidade e utilização ética de recursos naturais. Mais sobre a olimpíada está disponível no site do evento: http://obgeografia.org/o-que-e-a-ogb/.

Camille Bropp Cardoso


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR