Ensino e Educação

Alunos de Segunda Licenciatura em Alemão são selecionados em edital da Fulbright Brasil

Superintendência de Comunicação Social     19 de setembro de 2017 - 17h15

Cinco alunos do curso de Segunda Licenciatura de Alemão da UFPR foram selecionados para serem bolsistas do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) da Fulbtright Brasil, comissão de intercâmbio ligada ao governo norte-americano. Voltadas a professores de inglês, as bolsas servirão para financiar um curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos EUA, entre janeiro e fevereiro de 2018.

A Segunda Licenciatura em Alemão é um curso oferecido pela UFPR em Santa Catarina, nas cidades de Jaraguá do Sul e Joinville, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Fundação Capes.

Foram selecionados no edital 19/2017 da Fulbright Brasil os alunos Marcilene Machado Reinert, Joseane Correa, Soraya Rachel Pereira, Elizandra Valeria Rodrigues Costa Schultz e Anderson Sales.

De acordo com o professor Paulo Astor Soethe, que propôs e coordena o curso, os alunos se inscreveram espontaneamente para a bolsa. Em apoio aos bolsistas, o curso deve estruturar um programa para repor as aulas perdidas em janeiro durante o período de formação nos Estados Unidos, sem custos adicionais para a Capes.

Soethe destaca a importância das experiências internacionais para professores de línguas estrangeiras. “Como agentes do processo de internacionalização de nossa sociedade, a contribuição dos bolsistas, como professoras e cidadãos, é indispensável e inestimável para o desenvolvimento do Brasil e, em particular, de seus municípios e de sua região”.

Atualmente, o de Segunda Licenciatura em Alemão conta com 25 alunos. A maioria é de professores de inglês que buscam uma formação também em alemão.