Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Alunos de Gestão da Informação projetam produtos educativos e inclusivos

Superintendência de Comunicação Social     29 de junho de 2015 - 14h49

Os produtos educativos estão à disposição dos visitantes do museu do Jardim Botânico. Imagem: Ana Assunção

Os produtos educativos estão à disposição dos visitantes do museu do Jardim Botânico. Imagem: Ana Assunção

Estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná desenvolveram produtos inclusivos junto ao Jardim e Museu Botânico Municipal de Curitiba. Estes serão doados para o Espaço de Educação Ambiental do Botânico, que recebe diariamente crianças das escolas públicas e privadas. Entre os produtos estão um vídeo institucional com tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libra), gibis e outros materiais impressos em braille, um jogo de tabuleiro, cursos e informativos para divulgar o espaço e difundir ideias de preservação do patrimônio genético e a sustentabilidade.

Imagem: Ana Assunção

Imagem: Ana Assunção

O projeto, organizado no âmbito da disciplina Produto e Serviço de Informação, apresenta o Museu e Jardim Botânico, esclarecendo que o local não é um parque e sim um espaço que abriga coleções de plantas silvestres, ameaçadas de extinção, raras e que representam a flora local. As produções dão visibilidade a diretrizes, normas de utilização e orientam condutas, visando colaborar para um entendimento de respeito a natureza e preservação do patrimônio ambiental para futuras gerações.

Um dos trabalhos, um vídeo institucional de seis minutos sobre o Jardim Botânico, já está disponível no YouTube (acesse clicando aqui) e em DVD. “Sempre procuramos estimular que façam trabalhos concretos com benefícios diretos ao cidadão, com motivação no aprender e fazer algo realmente útil”, explica a professora responsável pela disciplina Maria do Carmo Duarte Freitas. Ela afirma estar impressionada com a qualidade do material entregue neste semestre.

Imagem: Ana Assunção

Imagem: Ana Assunção

Dentre as parcerias estabelecidas no projeto, os alunos contaram com o apoio de profissionais de comunicação de Curitiba, como jornalistas e produtores audiovisuais que atuam na RPC TV, funcionários do próprio Jardim Botânico e outros voluntários. Agora, a turma está procurando outros colaboradores visando financiar a confecção de mais exemplares dos produtos criados.

O projeto final é resultado dos conhecimentos adquiridos também em outras disciplinas do curso. No esforço de interdisciplinaridade a professora contou com o mestrando Ricardo Siebenrok Odorczyk, em estágio docência, e com Celso Yoshizaku Ishida, também professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi) da UFPR. Além disso, também apoiaram membros do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT) do Decigi.

Confira nosso álbum de fotos do projeto.

Com informações do Departamento de Ciência e Gestão da Informação.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR