Ensino e Educação

Alunos de Gestão da Informação projetam produtos educativos e inclusivos

Superintendência de Comunicação Social     29 de junho de 2015 - 14h49

Os produtos educativos estão à disposição dos visitantes do museu do Jardim Botânico. Imagem: Ana Assunção

Estudantes do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná desenvolveram produtos inclusivos junto ao Jardim e Museu Botânico Municipal de Curitiba. Estes serão doados para o Espaço de Educação Ambiental do Botânico, que recebe diariamente crianças das escolas públicas e privadas. Entre os produtos estão um vídeo institucional com tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libra), gibis e outros materiais impressos em braille, um jogo de tabuleiro, cursos e informativos para divulgar o espaço e difundir ideias de preservação do patrimônio genético e a sustentabilidade.

Imagem: Ana Assunção

O projeto, organizado no âmbito da disciplina Produto e Serviço de Informação, apresenta o Museu e Jardim Botânico, esclarecendo que o local não é um parque e sim um espaço que abriga coleções de plantas silvestres, ameaçadas de extinção, raras e que representam a flora local. As produções dão visibilidade a diretrizes, normas de utilização e orientam condutas, visando colaborar para um entendimento de respeito a natureza e preservação do patrimônio ambiental para futuras gerações.

Um dos trabalhos, um vídeo institucional de seis minutos sobre o Jardim Botânico, já está disponível no YouTube (acesse clicando aqui) e em DVD. “Sempre procuramos estimular que façam trabalhos concretos com benefícios diretos ao cidadão, com motivação no aprender e fazer algo realmente útil”, explica a professora responsável pela disciplina Maria do Carmo Duarte Freitas. Ela afirma estar impressionada com a qualidade do material entregue neste semestre.

Imagem: Ana Assunção

Dentre as parcerias estabelecidas no projeto, os alunos contaram com o apoio de profissionais de comunicação de Curitiba, como jornalistas e produtores audiovisuais que atuam na RPC TV, funcionários do próprio Jardim Botânico e outros voluntários. Agora, a turma está procurando outros colaboradores visando financiar a confecção de mais exemplares dos produtos criados.

O projeto final é resultado dos conhecimentos adquiridos também em outras disciplinas do curso. No esforço de interdisciplinaridade a professora contou com o mestrando Ricardo Siebenrok Odorczyk, em estágio docência, e com Celso Yoshizaku Ishida, também professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi) da UFPR. Além disso, também apoiaram membros do Grupo de Pesquisa em Ciência, Informação e Tecnologia (GP-CIT) do Decigi.

Confira nosso álbum de fotos do projeto.

Com informações do Departamento de Ciência e Gestão da Informação.