Ensino e Educação

Alunos de Engenharia Civil e Geologia podem participar do II Desafio de Taludes

Jéssica Tokarski     19 de maio de 2017 - 10h45

No próximo dia dois de junho será realizada a segunda edição do Desafio de Taludes, competição pioneira desenvolvida pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Engenharia Civil da UFPR em parceria com o Grupo de Estudos em Geotecnia. O desafio consiste na execução de uma obra geotécnica, em modelo reduzido, que simula a construção de um talude em escala real e tem como objetivo intensificar o interesse dos alunos por meio da aplicação prática de conceitos estudados em sala de aula. As inscrições estão abertas até o dia 26 de maio.

Talude é o plano inclinado que limita um aterro, podendo ser artificial – tem como função garantir a estabilidade do aterro – ou natural – inclinação encontrada nas encostas e montanhas. Na competição, os estudantes devem construir uma estrutura que suporte um determinado peso, para isso é usada uma caixa de madeira com um lado de acrílico e uma tampa posteriormente retirada e substituída por uma folha de papel que, quando rompida, mostra o limite de resistência da estrutura feita. Resistência, economia e estrutura são critérios de avaliação.

Simulação, em escala reduzida, de um talude. Foto: Arquivo Pessoal

No total, a competição terá dez equipes de quatro integrantes cada. Poderão participar equipes de cursos de Engenharia Civil e Geologia de todas as universidades brasileiras, sendo cinco vagas destinadas para grupos da UFPR e cinco para outras instituições.

A execução e o rompimento dos taludes acontecerão no mesmo dia (02/06/2017). O resultado final seguido da premiação também será divulgado nessa data às 17h30. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio de um formulário online. As perguntas devem ser enviadas para este link e as respostas ficarão disponíveis publicamente nesta página.

Interessados devem se inscrever por meio deste link até o dia 26 de maio. Informações mais detalhadas e procedimentos podem ser consultados no edital da competição.