Extensão e Cultura

Alunos da UFPR unem-se em Clube de Ações Voluntárias

Superintendência de Comunicação Social     17 de março de 2017 - 18h19

Foto: acervo pessoal

Toda sexta-feira, às 15:30, um grupo de estudantes de graduação da UFPR reúne-se no gramado próximo ao restaurante universitário do Centro Politécnico. Sentados no chão, eles planejam os próximos passos do Clube de Ações Voluntárias, uma iniciativa que nasceu a partir de uma conversa pelo Facebook, em 2015, e já resultou em várias campanhas.

O clube surgiu a partir da sugestão de Diego Ferraz Vaz, aluno do curso de Física, e a partir daí chamou a atenção de outros estudantes. Uma das integrantes, Camila Lorenzetti , conta que o clube tem parceria com ONGs de animais, lar de crianças, lar de idosos e na área ambienta. A cada quatro meses, também promove mutirões para doação de sangue.

Leonardo Cristiano Hatlan Camargo, aluno do curso de Ciências Biológicas, conheceu o grupo durante o processo de arrecadação para o Cachorro Quente Solidário. Os voluntários abordavam alunos, professores e servidores na fila do restaurante universitário, pedindo contribuições. O resultado foi a distribuição de suco e mais de 600 pães para pessoas em situação de rua. “Comecei a acompanhar as discussões do grupo pelo Facebook e me integrei. As pessoas precisam parar de olhar só para si mesmas, e olhar para o próximo”, diz Camargo.

“A satisfação de fazer o bem e receber o olhar agradecido de todos que recebem o cachorro quente é gratificante. São pequenas ações que fazem a diferença na vida de alguém”, afirma ele.

A próxima iniciativa do clube terá a participação do grupo de dança da UFPR. A ideia é levar a arte da dança para os moradores de um lar de idosos. Durante o ano também são realizadas campanhas de conscientização do Outubro Rosa, Novembro Azul, além de arrecadações de brinquedos para o dia das crianças e a distribuição de roupas de inverno.

O clube é aberto à participação de qualquer interessado.

Todos os avisos são divulgados no grupo de Facebook Clube de Ações Voluntárias da UFPR.

Por Talita Brasileiro sob orientação de Lorena Klenk