Ciência e Tecnologia

Alunos da UFPR participam de desafio da Nasa que vai escolher vencedores por votação popular

Superintendência de Comunicação Social     19 de maio de 2017 - 16h32

Dois estudantes de Engenharia Mecânica da UFPR estão na fase mundial de um desafio que levará os vencedores aos Estados Unidos para apresentar à Nasa, a Agência Espacial Americana, os aplicativos que desenvolveram. Os classificados serão escolhidos por votação popular pela internet, que nesta fase vai até segunda-feira, 22 de maio.

Eduardo Yutaka Nakanishi e Trenton Roncato Juraszek integram a Stardust, uma das 22 equipes de Curitiba que participaram da fase municipal do Space AppsChallenge, um desafio promovido pela NASA para incentivar ideias e soluções de cunho social. O desafio inicial era desenvolver, num prazo de 48 horas, um aplicativo que pudesse auxiliar a sociedade.

Equipe Stardust durante a apresentação do aplicativo na etapa municipal do desafio,, em Curitiba. Foto: acervo pessoal

Os acadêmicos de Engenharia Mecânica da UFPR formaram uma equipe com outros estudantes e profissionais para participar do desafio e o time, em votação popular, foi classificado para a votação mundial. Os cinco mais votados da etapa mundial irão para uma terceira escolha e o vencedor irá, junto outras cinco equipes do mundo que foram selecionadas por jurados, participar de um evento na NASA.

O projeto dos estudantes curitibanos consiste em mostrar como eram lugares afetados por conflitos e problemas sociais antes desses problemas terem ocorrido. O objetivo é estimular pessoas, empresas e organizações a contribuir para a reconstrução desses locais.

Os estudantes utilizaram a realidade virtual como base para o projeto, de maneira a criar uma imersão maior na experiência das pessoas que utilizam o aplicativo. “Com a realidade virtual, a ideia é conectar pessoas e ideias para resolver os problemas do mundo. A pessoa vai conseguir ver como era o lugar antigamente e ajudar a reconstruir”, afirma Eduardo Nakanishi.

Para que o projeto dos estudantes da UFPR possa ser exibido na NASA, o time precisa ser um dos cinco mais votados nesta fase. Qualquer pessoa pode votar pelo link: https://2017.spaceappschallenge.org/ e procurar pela equipe “Stardust”.  Cada pessoa pode dar um voto por dia. A votação vai até o dia 22 de maio.

João Heim, sob orientação de Lorena Klenk