Ciência e Tecnologia

Agronomia, alimentos e resíduos são temas da III Semana da Sustentabilidade

Simone Meirelles     14 de agosto de 2017 - 14h15

“Estamos seguros? De onde afinal vêm os nossos alimentos e como estes são produzidos?”. Este é o tema que abre os debates da tarde desta quarta-feira (16/08) na III Semana da Sustentabilidade da UFPR. A palestra será proferida pelo o engenheiro agrônomo Robson Leandro Mafioletti, superintendente da Ocepar – Organização das Cooperativas do Paraná, às 14 horas. O evento multidisciplinar acontece nos dias 16 e 17 deste mês, no Auditório do CIFLOMA – Centro de Ciências Florestais e da Madeira da UFPR, no Campus Jardim Botânico (Av. Pref. Lothário Meissner, 900).

A seguir, o engenheiro agrônomo Jorge Miguel Samek,  empresário rural e  ex-presidente da Itaipu Binacional, vai abordar “Conservação de solos vs. Produção de Água: Há relação entre agricultura sustentável, abastecimento publico com água abundante e limpa?”. Cada palestrante irá falar por 30 minutos, seguido de 15 minutos para perguntas e debates.

A terceira palestra da tarde, às 16h, será “Eliminando passivos ambientais e recuperando solos degradados: Como as plantas seriam nutridas pela reciclagem agrícola de resíduos de origem rural, urbana e industrial?”, com o professor Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, coordenador do curso de Agronomia da UFPR.

Outros temas do evento, além da Agronomia, são Energia e Florestas. Com público estimado em 300 pessoas, a III Semana da Sustentabilidade vai promover a discussão de questões relacionadas à sustentabilidade, com a participação de diversos segmentos da sociedade. O seminário é dirigido a membros da comunidade acadêmica (professores, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação), além de profissionais interessados no assunto.  As atividades serão das 8 às 18 horas, nos dois dias. A “III Semana da Sustentabilidade UFPR” está abrigada sob o Projeto de Extensão Universitária “Agronomia & Sustentabilidade – Agronomia para uma Sociedade mais Sustentável”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link http://www.cepafufpr.com.br/ss2017/index.html , no qual também está disponível a programação completa. As vagas são limitadas.  Para mais informações basta entrar em contato a secretaria do evento através do e-mail sustentabilidade.ufpr@gmail.com