Extensão e Cultura

Agência de Inovação UFPR e INPI promovem oficina de busca de informações sobre patentes

Superintendência de Comunicação Social     18 de maio de 2017 - 12h49

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu esta semana a oficina Recuperação de Informação Tecnológica Sensível – Patentes como Fonte de Informação Tecnológica. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Agência de Inovação da UFPR.

A oficina capacitou os participantes para realizar buscas nos bancos de dados de pantentes do instituto e discutiu a importância da recuperação destas informações. Este tipo de pesquisa é útil para avaliar se os problemas que projetos em fase de implementação pretendem resolver já não contam com uma solução pantenteada. Outro objetivo seria conhecer as soluções existentes e se engajar em projetos subjacentes que as complementem, o que pode servir como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

A Agência de Inovação da UFPR tem mantido um trabalho de assessoria aos pesquisadores da instituição no quesito de propriedade intelectual.