Eventos

PPGDE promove seminário internacional sobre economia e complexidade – de 7 a 10 de novembro

Superintendência de Comunicação Social     6 de novembro de 2017 - 15h55

Entre os dias 7 e 10 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) e o Projeto ISIGrowth (União Europeia) oferecem a quarta edição do seminário internacional “Advances in Economic Dynamics and Development: Economics and Complexity” (Avanços em dinâmicas econômicas e desenvolvimento: economia e complexidade). O encontro deste ano irá contar com a presença de pesquisadores e professores de várias universidades de fora do país, em parceria com os discentes do PPGDE.

O evento é uma oportunidade para que os públicos acadêmico e não-acadêmico possam se familiarizar com tópicos relacionados aos campos de desenvolvimento econômico e complexidade. O seminário irá apresentar abordagens teóricas, quantitativas e computacionais das seguintes questões econômicas: desenvolvimento, crescimento, inovação, mudança estrutural, modelagem baseada em agentes de micro e macro economia, comportamento do consumidor e da indústria e distribuição interna.

Economia e Complexidade

Em sua quarta edição, o programa do seminário tem foco nos temas de Economia e Complexidade que têm se tornado crescentes e promissores objetos de pesquisa para todas as áreas de conhecimento. De acordo com a organização do evento, novos conceitos, teorias e métodos têm ajudando cientistas e legisladores a desenvolver e estender sua compreensão do mundo real, especialmente nas ciências sociais, nas quais a ciência da complexidade está ajudando a ganhar acesso ao mundo de interações entre agentes de diferentes níveis.

“Pela primeira vez na história da ciência, métodos computacionais permitem a exploração de interações mundiais entre agentes, fazendo visível uma porção significativa da realidade que estava coberta por uma túnica de invisibilidade”, afirma a divulgação do evento. “O desenvolvimento econômico é cheio de complexidades. É um fenômeno dinâmico, cumulativo, adaptativo, heterogêneo, multi-nivelado, diversificado e evolutivo que se desenvolve contínua e disruptivamente”, reiteram.

Para acessar o programa completo desta edição do seminário, acesse: http://www.sociaisaplicadas.ufpr.br/portal/depecon/wp-content/uploads/sites/6/2017/02/Advances-in-Economic-Dynamics-and-Development-2017.pdf

Palavra(s)-chave: