Eventos

Inscrições abertas para a Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – 22 e 23 de novembro

Superintendência de Comunicação Social     10 de novembro de 2017 - 11h31

Os programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR promovem mais uma edição da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência (Escola HFC). A temática deste ano será “Física Quântica e cultura: um histórico de influências mútuas” e terá o professor Osvaldo Pessoa Jr. como professor convidado,  pesquisador brasileiro na área de filosofia da ciência, com destaque em filosofia da física e filosofia da mente. De acordo com a organização , durante os dois dia da imersão serão explorados como a influência da Física Quântica se deu no último século por meio da assimilação de movimentos filosóficos e culturais.

O curso principal terá carga horária de 6 horas (3 horas diárias no período matutino), enquanto que cada oficina terá a carga horária de 3,5 horas, no período vespertino. Estão programadas 12 oficinas, distribuídas em dois blocos de 6 oficinas a serem ministradas simultaneamente no dia 22 (Bloco A) e no dia 23 (Bloco B). Cada participante, no ato da inscrição, deve optar pelas duas oficinas – sendo uma de cada bloco – que desejar frequentar durante o evento.
As inscrições devem ser realizadas até 14 de novembro, exclusivamente pelo site https://hfc2017.herokuapp.com

Sobre a Escola

A Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência é um evento bianual voltado à formação de pesquisadores e professores. Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, das mais variadas áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências naturais, matemática etc.), com interesses nos temas da história e da filosofia da ciência para fins de formação profissional. A Escola HFC está estruturada em dois módulos: curso principal e oficinas.

Minicurso “Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência”
Data: 22 e 23 de novembro
Local: Rua XV de novembro, 1299 – Centro – Curitiba, PR
Mais informações pelo link http://www.humanas.ufpr.br/portal/filosofia/noticias/2058/ ou pelo e-mail escolahfc@gmail.com.