Eventos

Centro Acadêmico de Pedagogia promove roda de conversa sobre quilombolas – 15 de agosto

Superintendência de Comunicação Social     11 de agosto de 2017 - 15h16

O Centro Acadêmico de Pedagogia promove no dia 15, das 9h30 ao meio-dia, a roda de conversa “O Brasil é Quilombola – Nenhum Direito a Menos”. O evento discutirá a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo partido Democratas (DEM) em 2004 para questionar o decreto 4887/2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. O julgamento se estende desde 2012 e será retomado no dia 16 de agosto.

“Todos os títulos de quilombos no país podem ser anulados. O futuro das comunidades está em perigo. Novas titulações não serão possíveis sem o decreto”, afirma a organização do evento. “Esse fato deixa explícito como se tenta apagar as memórias dos povos originários, de como há um esforço em tirar toda essa população de seus lugares tradicionais em nome da implementação e a proposta de um nova cultura em que estes não vão estar representados e nem ter espaço em memória”, complementa.

Roda de conversa “O Brasil é Quilombola – Nenhum Direito a Menos”

Data: 15 de agosto

Horário: das 9h30 à 12h00

Local: Anfiteatro 100 – 1o andar – UFPR Reitoria – Prédio Dom Pedro I – Rua General Carneiro, 460 – Centro – Curitiba, PR