AUGM – Associação de Universidades Grupo Montevidéo

Alunos estrangeiros - Foto: Arquivo ACS

A AUGM – Associação de Universidades Grupo Montevideo visa a integração regional dos sistemas de ensino público dos países do Mercosul. Essa integração se dá num espaço acadêmico comum, regional, de cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural latino-americana – a ESCALA.

Fundada em 1991, a AUGM reúne diversas universidades públicas, autônomas e autogovernadas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile. A Associação busca fortaler e consolidar a formação de estudantes e professores, aproveitando a capacidade instalada nas universidades; da pesquisa científica e tecnológica, através da transferência de conhecimento em áreas estratégicas; da interação das estruturas de gestão das universidades, na troca de informações e instrumentos; do intercâmbio através de mobilidade docente e discente; da transferência do conhecimento gerado nas universidades.

Atividades desenvolvidas:

• Integração cultural entre as universidades públicas dos países do Mercosul
  • Trocas de informações e intercâmbios de docentes e discentes pelo Programa ESCALA
  • Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM – apresentação de trabalhos de pesquisadores científicos em início de carreira.
  • Coordenador:  Prof. Dr. Carlos José de Mesquita Siqueira

Rua Dr. Faivre, 405 – Edifício Dom Pedro II – 2.º andar